NOTÍCIAS

Aleam realiza homenagem pelos 142 anos da Santa Casa de Misericórdia

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

31.mai.2022 20:47h
img
Foto: Danilo Mello

Nesta terça-feira (31), aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenagem pelos 142 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia, propositura do deputado Delegado Péricles (PSL).

“Homenagear a Santa Casa é resgatar a história do Amazonas. A gente imagina que poderia estar funcionando como há 30 anos. Mas, infelizmente, a ausência do Poder Público a deixou abandonada”, disse o autor da homenagem à instituição.

O parlamentar recordou que inúmeros personagens tentaram ajudar no resgate do prédio histórico. “A intervenção de todos garantiu o direito dos funcionários e minimizou os impactos”, avaliou.

Durante a celebração foram entregues certificados às pessoas que participaram do processo de venda do prédio.

Em seu discurso, a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, enfatizou que o leilão foi bem sucedido e o grupo está satisfeito com a aquisição.

Eli Colares, ex-funcionário da Santa Casa, estava emocionado, durante a cerimônia. “Estou muito feliz de estar participando da homenagem ao lugar que faz parte da história da minha vida”,  enfatizou.

Participaram  da sessão representantes do Ministério Público do Estado (MPE-AM) e do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), além de representantes da Faculdade Fametro e ex-funcionários.

 

A Casa

A Santa Casa de Misericórdia foi fundada em 1872 e seu prédio atual inaugurado em 1880. Foi  reconhecida em 1938 como entidade filantrópica e declarada de Utilidade Pública Federal, em junho de 1962. O prédio da Santa Casa de Misericórdia foi tombado como patrimônio histórico de Manaus.

Em 1998, a Santa Casa passou por uma grave crise financeira. Foi desativada em 2004 e em 2019 foi leiloada e arrematada pelo Instituto Metropolitano de Ensino (Fametro).

• Com informações da TV Aleam