NOTÍCIAS

Aleam realiza Sessão Especial em homenagem aos 15 anos do Comitê Estadual de combate a Tuberculose

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

17.nov.2022 15:17h
img
Foto: Divulgação Dicom

Nesta quinta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou  Sessão Especial em homenagem aos 15 anos de atuação do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, iniciativa conjunta entre as gestões governamentais e a sociedade civil organizada no combate à doença. A Sessão foi realizada no Auditório Sônia Barreto, localizado na Escola do Legislativo Senador José Lindoso. A propositura da Sessão Especial foi de autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PL).

Durante a abertura do evento o parlamentar falou sobre a importância do trabalho do Comitê para o Amazonas. “É uma grande satisfação estar realizando a homenagem ao Comitê que se iniciou há quinze anos, quando começou todo esse envolvimento da sociedade civil, órgãos de saúde e governos de diferentes esferas, profissionais de saúde para o combate a essa doença que precisamos erradicar. A luta do Comitê é de muita doação e por isso eu abracei a causa. Contem com o meu apoio, cobrando, fiscalizando para que possamos unir forças por essa causa”, declarou.

A técnica da Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas (CGDR) do Ministério da Saúde, Patricia Rodrigues Sanine, fez uma apresentação sobre o histórico o combate à tuberculose no Brasil.

“Manter os Comitês funcionando foi uma grande conquista. Isso porque os Comitês originalmente foram criados por conta de um projeto do Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária, mas o projeto acabou em 2012 e os Comitês continuaram. Eles são espaços de articulação entre governo e sociedade civil, uma grande inovação”, explicou.

A palestrante, que também faz parte do Comitê Gestor da Rede Brasileira de Comitês para o Controle da Tuberculose, falou sobre os desafios no controle da doença no Brasil. “Temos muitas vantagens, como o Sistema Único de Saúde (SUS), que viabiliza todo o tratamento. Mas temos desafios como a grande desigualdade social, pois é uma doença muito presente em áreas de vulnerabilidade. E essas questões sociais impactam na doença. Por isso precisamos da participação da sociedade civil”, avaliou.

O coordenador do Comitê Estadual do Amazonas, Euclides José de Souza Neto, falou sobre os desafios locais no controle da doença. “O Amazonas tem maior taxa de incidência da tuberculose no Brasil, então precisamos da dedicação das gestões. O laboratório e o raio-x da Policlínica Cardoso Fontes, que é nossa unidade de referência, não estão funcionando atualmente. Como a saúde do Amazonas está cuidando das pessoas com tuberculose? Juntos precisamos trabalhar para melhorar e contamos com a Aleam para isso”, afirmou.

Durante a cerimônia, profissionais de saúde foram homenageados com a entrega de placas e certificados, com destaque a homenagem póstuma realizada a odontologista e membro do Comitê, Delta Aparecida de Castro Segadilha, pela atuação em prol da saúde pública no Amazonas.