NOTÍCIAS

Aleam realiza Sessão Especial pelo Dia Nacional do Ciclista, proposta pelo deputado João Luiz

Por Assessoria

16.dez.2021 16:13h
img
Foto: Mauro Smith

Nesta quinta-feira (16) foi realizada, no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sessão Especial alusiva ao dia do ciclista, comemorado no dia 19 de agosto. A iniciativa foi do deputado João Luiz (Republicanos), autor do Projeto de Lei (PL) que criou o selo “Empresa Amiga do Ciclista”, aprovado na Casa Legislativa. “O objetivo da Sessão é dar voz aos ciclistas que dia a dia se arriscam no trânsito da capital e também incentivar a instalação de bicicletários em empresas privadas e espaços públicos”, explicou o parlamentar que, quando vereador de Manaus, foi o autor do Projeto de Lei que instituiu o Dia Municipal do Ciclista.

O parlamentar lembra que tem lutado por essa causa desde a época que foi vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Para ele, a cada dia o trânsito fica pior e, por isso, é necessário incentivar as pessoas a usarem bicicletas, oferecendo a elas, bicicletários  e vestiários. Também citou que outras capitais servem de modelo e tem investido na segurança do ciclista. “Em Manaus, o número de mortes no trânsito, envolvendo ciclistas tem aumentado e precisamos encontrar meios de evitar essas mortes. Quero parabenizar o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), que por meio do nosso indicativo, determinou que a engenharia da Casa fizesse o projeto, que foi apresentado na Audiência Pública, para a instalação de um bicicletário. A Assembleia dá um exemplo com o projeto, para que todas as estruturas, tanto municipais como estaduais, venham contemplar os ciclistas para que eles possam ter um espaço seguro para guardar sua bicicleta”, explicou João Luiz.

O vice-presidente da Federação de Ciclismo Amazonense (Feciclam), Marcelo Corrêa, falou sobre a importância da Sessão e disse contar com a força e união dos grupos de ciclistas. “Infelizmente as estatísticas não são muito favoráveis e as perdas de vidas estão aumentando. Precisamos unir forças entre os ciclistas e o Poder Público para encontrar maneiras de assegurar que o ciclista saia para pedalar e retorna em segurança para casa”, explicou.

Para o presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento, Jorge Elias, que estava representando o Governo do Estado, a iniciativa do deputado João Luiz é importante, pois visa incentivar a população a fazer uso da bicicleta e ter locais apropriados para a prática.

Jorge Elias enfatizou que os Indicativos do deputado João Luiz destinados às políticas públicas na Secretaria de Infraestrutura são importantes porque, a partir das proposituras, as obras do Governo do Estado terão espaço destinado à construção de ciclovias ou ciclofaixas. “É importante também a criação da Lei que cria o Selo da Empresa Amiga do Ciclista, pois muitos ciclistas serão beneficiados. Estamos trabalhando políticas públicas, não somente a mobilidade urbana, mas  visando incentivar os alunos da Rede Pública a usar a bicicleta para ir a aula e, para isso, precisam de vias seguras”, concluiu.

O coordenador do grupo “Ciclistas Urbanos”, Onofre Martins, explicou que os maiores beneficiados com políticas públicas e campanhas voltadas aos ciclistas, são aqueles que usam a bicicleta todos os dias, para ir ao trabalho ou à escola. “Existem muitos grupos de ciclistas, existem os atletas federados, mas não podemos esquecer que as maiores vítimas de atropelamentos e até mortes, são os ciclistas urbanos, que saem de casa muito cedo para trabalhar, percorrendo todas as zonas da cidade. Eles serão os maiores beneficiados com políticas públicas e vias mais seguras para pedalar. São pais, mães e filhos que saem de casa na incerteza se irão voltar”, desabafou.