NOTÍCIAS

Alergia alimentar e anafilaxia serão tema de evento na Aleam, na sexta-feira (20)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

19.mai.2022 16:33h
img
Foto: Divulgação Dicom

A Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e a Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas (Apaam) realizarão a abertura da Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar, com o tema “Anafilaxia no Ambiente Escolar”, nesta sexta-feira (20), às 15h, no Auditório Sônia Barreto, localizado na Escola do Legislativo

A Lei n.º 5.251, de 15 de setembro de 2020, institui a Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar, compreendendo a realização de seminários, ciclos, palestras e eventos relativos ao tema e demais ações educativas, visando a prevenção e o tratamento médico adequados.

“Como escola que difunde conhecimento e informação, é nosso dever firmar parcerias como essa, de extrema importância para a população amazonense”, explicou a diretora da Escola, Geanne Valente.

A presidente da Apaam, Silvana Sousa, destacou a importância de trazer o debate sobre o tema da anafilaxia. “O tema é de grande relevância porque vem crescendo o número de crianças e adultos que desenvolvem reação alérgica e que chegam a ter choque anafilático”, explicou. Ela também comentou que o número de pessoas com reações e restrições alimentares também vem crescendo e existe falta de informação sobre o assunto.

“A anafilaxia ainda é um tema pouco conhecido, inclusive no âmbito escolar. E onde tem crianças alérgicas, é necessário que existam adultos que saibam lidar com a situação. Por isso, a escolha do tema para o evento. Diante de um choque anafilático, por algum alimento que a pessoa consumiu ou até mesmo pela picada de um inseto, é preciso ter pessoas que estejam capacitadas para agirem o mais rápido possível. Nosso deve é informar e educar a sociedade, para que possamos salvar vidas”, ressaltou.

A presidente da Apaam assinalou, ainda, que a adrenalina autoinjetável, medicamento que pode salvar a vida de um alérgico, deve ser o ponto de destaque do debate, durante a Semana de conscientização sobre Alergia Alimentar.

Skip to content