NOTÍCIAS

Alergia alimentar é tema de debate com o apoio de Therezinha Ruiz

Por Assessoria

29.mai.2021 7:35h
img
Foto: Ricardo Machado

Os cuidados e alternativas para prevenir as reações alérgicas causadas por alimentos, especialmente no ambiente escolar, foram tratados em debate virtual, nesta sexta-feira (28), dentro da Semana de Conscientização da Alergia Alimentar, realizada pela Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas (Apaam), com o apoio da deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), que defende na sua agenda parlamentar, os direitos das pessoas que sofrem com esse problema.

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz é autora do Projeto de Lei (PL) nº 082/2020 que prevê a  identificação de alunos com alergia, no ato da matrícula, para que eles tenham um atendimento adequado tanto na  escola pública quanto na particular.

Durante o debate, o presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE),  Jesanias Souza, disse que a alergia é uma questão preocupante que envolve a segurança alimentar e que chegou a tratar do assunto junto à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mas devido à suspensão das atividades, em função da pandemia, não houve avanço.

“Hoje, a restrição alimentar alcança os pais, e sabemos que muitas crianças têm na alimentação escolar, a principal refeição do dia, por isso há a necessidade de identificar o problema entre os alunos, e precisamos avançar com o retorno das atividades escolares”, destacou.

Compromisso

A deputada Therezinha Ruiz se comprometeu em articular uma reunião com representantes da Seduc, da Semed e do CAE para retomar a discussão em busca de alternativas que garantam os cuidados necessários em relação a uma refeição adaptada para alunos com alergia alimentar.

A experiência e o compromisso da Escola Pingo de Gente Laviniense, no atendimento às crianças com alergia alimentar, foi apresentada pela diretora Josélia Trajano e pela técnica de enfermagem, Camila Alecrim.

A Escola Laviniense oferece um tratamento inclusivo aos alunos, identificando o problema, e com uma equipe preparada para prestar os primeiros socorros, em caso de crianças que apresentem reações alérgicas, no momento da refeição.

Cartilha

A presidente da Apaam, Silvana Silva de Souza e a vice-presidente Ylusca Soares Lages, anunciaram o lançamento virtual da cartilha “Orientações para Pais e Professores sobre Alergia Alimentar”, neste sábado (29).

A cartilha ensina como detectar sinais e sintomas de manifestações alérgicas, auxiliando os pais a entenderem as alergias alimentares, a prevenir e a lidar com as reações alérgicas nas escolas.

Os alimentos que mais causam alergias são o leite, ovos, amendoim, soja, trigo, castanhas, peixes e mariscos. Dentre as reações provocadas por esses alimentos destacam-se o inchaço, coceira, eczema, diarréia, vômito, até o comprometimento de vários órgãos.

Participaram também do debate, a diretora da Escola do Legislativo, Geane Valente, a delegada titular do Conselho Regional de Nutricionistas, Mara Carvalho, e a deputada estadual Ângela Portella (PP-RR).