NOTÍCIAS

Alunos da Escola Maria do Céu Vaz participam de palestra na Assembleia Legislativa

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

30.mar.2022 15:08h
img
Foto: Edmar Perrone

O programa “Parlamento e o Estudante”, da Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz D’Oliveira, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Os alunos participaram da palestra sobre os deveres e direitos do indivíduo, política e a importância do voto consciente.

A palestra foi realizada pela gerente de Educação Cidadã, pedagoga Cassandra Serejo, que em uma apresentação com recursos multimídia fez com que os 79 jovens, entre 15 e 16 anos, refletissem sobre o que é política, e como ela se faz presente no dia a dia de toda sociedade; além de se reconhecerem como futuros eleitores, responsáveis pela eleição dos futuros representantes políticos. “Nosso objetivo é despertar nos alunos o senso crítico sobre o parlamento, sobre a democracia e contribuir para a construção de uma consciência política”, explicou a gerente.

O “despertar” para a política foi alcançado com as alunas Nathália Campos e Karen Lima, ambas de 15 anos, que falaram sobre o interesse que sentiram sobre política e processo eleitoral, por exemplo. “São coisas que eu ouvia falar, mas não entendia muito”, disse Nathália, falando que após a palestra se sentiu motivada a buscar mais informações. “Já estou pensando em usar a internet e pesquisar sobre mais sobre o assunto, quero aprender e entender mais”.

Já a aluna Karen Lima destacou o entendimento de que a vida em sociedade está diretamente ligada à política. “Eu nunca havia pensado nesse sentido, que até no meu relacionamento familiar ou na escola, existe uma relação política”, disse.