NOTÍCIAS

Alunos da Escola Municipal Lucila Freitas participam de palestra na Escola do Legislativo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

24.mar.2022 14:28h
img
Foto: Alberto César Araújo

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lucila Freitas participaram, nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), do programa Conhecendo o Legislativo. Ao todo foram 52 estudantes, entre 10 e 11 anos de idade, que estiveram no Parlamento Estadual, na companhia das professoras Jeanne Carvalho, Maria Terezinha Teixeira e Rosa Maia.

As crianças participaram de palestra com o tema “Educação, Política e Cidadania”, ministrada pela pedagoga da Escola do Legislativo, Josi Kelly Martins, que explicou didaticamente sobre os direitos e deveres do cidadão, divisão dos Poderes, o papel do Legislativo e a importância do voto. “A consciência política pode, e deve, ser trabalhada desde a infância”, disse a pedagoga Kelly, explicando que a criança tem suas experiências familiares e escolares e, isso, pode ser usado como um paralelo para explicar a política.

Os alunos Eduardo Lima, Marcos Vinícius Marinho e Karen Medeiros participaram de uma dinâmica sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Os estudantes falaram sobre a palestra e a visita às dependências da Casa Legislativa. “Entendi sobre o papel dos deputados, sobre o que eles devem fazer”, disse Eduardo.

O colega Marcos Vinícius afirmou ter aprendido sobre a “ligação da população com os políticos, porque é o povo que escolhe os políticos”. Já Karen, chamou atenção sobre a cidadania, falando das responsabilidades, dos direitos e deveres dos próprios alunos ali presentes. “Mesmo que ainda não possa votar, nós temos que, por exemplo, zelar por nossa escola e respeitar os professores”, apontou.

Na avaliação da professora Rosa Maia, o programa Conhecendo o Legislativo é uma excelente oportunidade de oferecer educação cidadã para os estudantes, levando o debate sobre ética, política e diversidade. “Acho que todas as turmas deveriam ter esse tipo de oportunidade, pois é preciso que todos entendam o verdadeiro sentido da política”, disse.