NOTÍCIAS

Angelus Figueira destaca contribuição da professora Laurinete Mendes à educação no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

17.fev.2022 14:26h
img
Foto: Arquivo pessoal

O deputado estadual Angelus Figueira (DC), dedicou seu tempo no Pequeno Expediente desta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para homenagear e destacar a contribuição da professora Laurinete Mendes Rodrigues, 62, para a educação no Estado, especialmente em Manacapuru (distante 68 km de Manaus em linha reta). A professora morreu no último dia 10 de fevereiro, em decorrência de complicações de Covid-19.

Emocionado, Figueira relembrou que como professora, gestora e coordenadora, Laurinete Mendes Rodrigues amou fazer e ser “Educação”. “A professora Laurinete escreveu sua história de forma muito positiva no seio da população manacapuruense. Foi professora primeiramente, depois diretora da maior e mais antiga escola do município Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, depois coordenadora da Regional de Educação de 2005 até pouco tempo atrás. Ela mais do que uma grande educadora, foi uma mãe exemplar. Formou sua Karina, filha mais velha advogada, seu filho médico. E nós sabemos como no interior isso é difícil. Então, nós estamos propondo que alguma escola tenha o nome desta que prestou grandes serviços a Manacapuru e ao Estado do Amazonas”, sugeriu o deputado.

Angelus Figueira salientou ainda a homenagem prestada pela população de Manacapuru à professora. “Quero desejar consolo a sua família e dizer que o povo de Manacapuru fez uma bela demonstração, quando uma verdadeira multidão foi à Ciranda Flor Matizada para dar seu adeus. Isso é um reconhecimento pelas pessoas que trabalham, que constroem, que edificam de forma extremamente positiva”, justificou.

 

Histórico

Laurinete Mendes Rodrigues, nasceu em 28 de dezembro de 1958, no Careiro, Amazonas. Era a terceira filha de Iraci Serafim Mendes e Cristóvão Nunes Mendes e irmã de Janete, Marinete, Eliete, Mary Synara e Onete Mendes.  A professora era casada com Elmenio de Oliveira Rodrigues e mãe de Karina Mendes e Elmenio Junior.

Em março de 1980, iniciou sua caminhada na educação ao assumir o Magistério na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré.

Em 2001 assumiu a direção da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré e lá permaneceu até 2005.  Após esse período, ainda em 2005, assumiu a Coordenadoria Regional de Ensino da Seduc-AM em Manacapuru, onde permaneceu por mais de dez anos.

 

Legado

Ao longo da caminhada, Laurinete trocou experiências pessoais, administrativas, curriculares e acumulou amigos. Dos alunos aos pais, passando pelo corpo docente e administrativo, todos cativados por seus ensinamentos, competência e vontade de servir.

Profissional cuja trajetória inspirou sonhos e feitos que ultrapassaram as paredes escolares, mudaram pessoas e a sociedade. Ela acreditava na importância e história de cada indivíduo para o processo educacional.

Para seus amigos, a professora Laurinete foi, e sempre será, um marco para a Educação manacapuruense, pois, incansavelmente, trabalhou em busca da excelência, compromissando-se inteiramente em benefício da comunidade escolar.

“Uma profissional, mãe, filha, irmã e esposa exemplar, a dor da partida é sentida por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la. Deus conforte a todos! Manacapuru mais uma vez, chora a partida de uma professora de excelência, que deixa na história todo um legado de comprometimento e amor à educação!”, disse o Coordenador Regional da Educação de Manacapuru, Messias Furtado.

 

Desenvolvimento do Estado

Durante o Pequeno Expediente, o deputado também destacou o empenho do governador Wilson Lima (PSC) em prol do desenvolvimento do Amazonas, por meio de ações de fomento, incentivo à pesca, benefícios aos produtores rurais, dentre outras.

“Eu tive a oportunidade de acompanhar nesta semana, mais uma viagem do governador Wilson Lima ao município Manacapuru, na qual houve entregas relevantes. O povo de Manacapuru, do interior do Estado como um todo, já se acostumou com um governador presente, um governador que participa do desenvolvimento do Estado e que tem feito um trabalho muito forte no setor primário, na educação e na assistência aos que mais necessitam”, reconheceu Angelus Figueira.