NOTÍCIAS

Apagão em Humaitá e Fundef dominam a pauta da Sessão Plenária desta terça-feira, na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

09.ago.2022 13:42h
img
Foto: Danilo Mello

As constantes interrupções do fornecimento de energia elétrica em Humaitá (distante 590 km de Manaus em linha reta) estiveram no centro dos debates entre os parlamentares estaduais nesta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Durante a semana passada, cinco quedas de energia foram constatadas em Humaitá e região. O Clube de Dirigentes Lojistas (CDL – Humaitá) solicitou providências da Aleam junto à Amazonas Energia para acabar com o problema.

Na mesma sessão, os parlamentares destacaram a tramitação em regime de urgência da Mensagem Governamental que autoriza o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos professores do Amazonas. O pagamento foi definido pelo governo estadual em forma de abono e será pago aos profissionais do magistério da educação básica da rede pública estadual que trabalharam entre 1998 a 2007 e também aos aposentados (ou herdeiros em caso de falecimento) que comprovem efetivo exercício na rede pública, durante o mesmo período. A Mensagem chegou à Aleam na última segunda-feira (8) e deve ser votada na próxima quarta-feira (10).

O valor pago aos professores gira em torno de R$ 60 milhões e a fixação dos percentuais e critérios para divisão do rateio entre os profissionais beneficiados observará as seguintes etapas: identificação dos profissionais que fazem jus aos respectivos valores, bem como de sua jornada de trabalho e do período de efetivo exercício no magistério, mediante busca na base de dados do governo estadual, cálculo do valor hora-aula referência, e por fim, obtenção do valor individual a ser disponibilizado a cada um dos beneficiados, observando a proporcionalidade, conforme jornada de trabalho e período de efetivo exercício no magistério nos anos de 1998 a 2007.