NOTÍCIAS

Após abertura de curso da UEA em Novo Remanso, Thiago Abrahim assegura que não medirá esforços para levar polos rurais para outros municípios

Por Luana Dávila

19.jun.2024 17:38h
img
Foto: Jhonatan Darth

O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) afirma que não vai medir esforços para continuar “interiorizando a educação” no Amazonas. O discurso veio após a implementação do primeiro polo rural da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), fruto de um indicativo ao governo do Amazonas, que está com o edital de matrícula aberto para o curso de agroecologia na Vila de Novo Remanso, em Itacoatiara.

“Uma grande vitória para a educação! Levar a UEA para nossas comunidades rurais sempre foi um sonho, que agora passa a ser realizado, com o polo rural da Universidade para Novo Remanso. O curso de agroecologia está com inscrições abertas e tem previsão para iniciar no dia cinco de agosto. A ideia é que outros cursos possam ser ofertados em Novo Remanso e que mais polos rurais da UEA sejam implantados em outros municípios”, disse Abrahim.

De acordo com informações da UEA, o curso de agroecologia tem duração de três anos e foi ofertado pelo o vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2023.

Vinte e nove vagas foram preenchidas. Os candidatos aprovados estão sendo convocados via edital de matrícula a comparecerem até o 19 de junho de 2024, no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA), localizado no município. O curso será realizado na Escola Municipal Petrônio Augusto Pinheiro, espaço cedido pela prefeitura municipal de Itacoatiara.

“O curso de agroecologia fará total diferença para os agropecuaristas. Os estudantes terão conhecimento nas áreas de agricultura, ecologia e ciências ambientais. Precisamos investir cada vez mais em educação e dar condições dignas para que a população possa se profissionalizar. Itacoatiara tem um grande potencial logístico para os municípios do Amazonas e a ligação da região Norte com o restante do país. Precisamos sempre investir nas melhorias necessárias para fazer a nossa economia se fortalecer”, concluiu o deputado.