NOTÍCIAS

Após cobrança de Wilker Barreto, superintendente do DNIT/AM afirma que pontes que desabaram na BR-319 serão reconstruídas em até um ano

Por Assessoria de Comunicação

02.dez.2022 10:56h
img
Foto: Artur Gomes

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (DNIT/AM), Luciano Moreira de Sousa Filho, informou que as pontes que desabaram nos km 23 e 12 da BR-319 serão reconstruídas em até um ano. A informação foi dada na última quinta-feira, 1º, durante Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), após o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) questionar e cobrar soluções acerca do tema.

Durante a conversa, Wilker questionou o dirigente da autarquia federal quanto aos prazos para a reconstrução das pontes sobre o Rio Curuçá (KM-12) e Rio Autaz Mirim (KM-25). A primeira desabou no dia 28 de setembro, deixando quatro mortos, 14 feridos e um desaparecido, enquanto que a segunda estrutura caiu em 8 de outubro, mas não houve feridos.

Em resposta, o superintendente afirmou que a reconstrução da ponte do Rio Curuçá será iniciada após a retirada total dos escombros e que a medida já está sendo executada no período da vazante.

“Estamos iniciando na próxima semana, correndo para não perdermos a vazante, para retirar os escombros, o contrato já está sendo celebrado de hoje para amanhã com a empresa que trabalha com demolição, para poder iniciar a reconstrução. E aí queremos colocar essas pontes construídas em um ano”, afirmou Luciano, frisando que o planejamento do DNIT não está atrasado.

Já sobre a ponte Autaz Mirim, Luciano explicou que a passagem seca de 30 metros de extensão, feita provisoriamente para garantir o fluxo de veículos e pedestres na região, está sendo analisada diariamente pelo DNIT e que soluções estão sendo discutidas à medida da subida do rio. “Sobre a solução provisória do Autaz Mirim, de passagem seca, estamos cientes de que ela não vai ter finalidade à medida que o nível da água for subindo. Pode ser uma balsa, pode ser uma ponte provisória, estamos analisando uma solução nesse momento”, afirmou o superintendente.

Por fim, Wilker espera que o cronograma de ações anunciado pelo superintendente seja cumprido rigorosamente para garantir o retorno da trafegabilidade na rodovia federal.

“As informações dadas pelo superintendente vão ao encontro dos questionamentos feitos por este parlamentar e pelo povo do Amazonas, é importante que o DNIT cumpra esses prazos para tranquilizar mais de 100 mil pessoas que foram prejudicadas com essa tragédia que, infelizmente, deixou famílias enlutadas. Reforço que, no que a Assembleia Legislativa puder contribuir, faremos para garantir o ir e vir dessas pessoas”, finalizou Barreto.

 

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351

Texto: Dayson Valente