NOTÍCIAS

Aprovado o Projeto que transforma Festival Folclórico do Mocambo em Patrimônio Cultural do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

15.dez.2021 16:42h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei que transforma o Festival Folclórico do Mocambo do Arari em patrimônio cultural e imaterial do Estado do Amazonas. A proposta é do deputado Tony Medeiros (PSD).

O Distrito do Mocambo do Arari, fica localizado na zona rural de Parintins (distante  369 Km de  Manaus) e  realiza o festival desde 2003, sempre no mês de setembro.

“O Festival do Mocambo recorda uma Parintins antiga. É a Parintins que voltou no tempo de uma festividade peculiar da nossa região, característica de uma cidade pacata, humilde e alegre”, disse o deputado, acrescentando que a festa  realizada na localidade, movimenta a economia da localidade e envolve trabalhadores que atuam nas associações folclóricas, divulgando  a cultura local e gerando  recursos para os moradores.

O parlamentar lembrou ainda que o  festival  conta com a participação dos bois Espalha Emoção de cor laranja  e o Touro Branco de cor amarela. Até um centro cultural conhecido como Mocambódromo,  foi  construído especialmente para abrigar as apresentação dos dois bois.

 

Recursos

“O Festival Folclórico do Mocambo do Arari é uma festa muito bonita e que atrai visitantes de outras localidades. Já destinamos, por meio de Emenda Parlamentar, recursos na ordem de R$ 200 mil para que  o festival do próximo ano seja ainda maior. Fico muito satisfeito por ter aprovado o projeto e por estar contribuindo para que os moradores do Mocambo e visitantes se sintam felizes por participarem de uma festa tão alegre”, concluiu o deputado Tony Medeiros.