NOTÍCIAS

Aprovado PL de Tony Medeiros que torna a Banda da Polícia Militar em Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

15.jul.2022 13:23h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Antes do recesso legislativo que começou nesta sexta feira (15), o deputado Tony Medeiros (PL) aprovou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que torna a Banda de Música da Polícia Militar em Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas.

Com 130 anos de existência, completados no dia 3 de junho, a banda da PM é atualmente  uma das mais requisitadas quando o assunto é solenidade, formaturas e até shows. Em média são 300 apresentações por ano.

Composta por 43 músicos a banda tem um repertório eclético que agrada o público de todas as idades. Para manter o entusiasmo do público, os músicos utilizam instrumentos de sopro e percussão e dependendo da ocasião eles utilizam a lira, bateria, teclado, guitarra, baixo e voz.

Para o deputado Tony  a população amazonense reconhece o valor da banda da PM. “Há mais de um século que a banda da PM é um sucesso. Além de tocarem hinos e canções oficiais, eles também tocam ritmos populares como o boi bumbá e as musicas juninas. Como artista, tenho uma grande satisfação de tornar a banda da PM em Patrimônio Cultural do nosso Estado”, disse o parlamentar.

A banda da PM ao longo dos anos vem fazendo parcerias. Como exemplo, em 2014, a banda gravou um CD em parceria com o coral da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Canções de cerimoniais, hinos de diversos municípios e canções militares compuseram a coletânea.