NOTÍCIAS

Aprovado PL que institui Dia Estadual em Memória às Vítimas da Pandemia da Covid-19

Por Assessoria

18.jun.2021 9:14h
img
Foto: Dircom

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei (PL) n° 290 de 2020, que institui o dia 09 de maio como o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Pandemia do Novo Coronavírus, no Amazonas. A data, que passará a integrar o calendário oficial do Estado, tem objetivo de prestar solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos, por conta da pandemia.

A escolha do dia nove de maio tem por embasamento a data que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou luto oficial de 3 dias, em memória das mais de 10.000 vítimas oficiais da Covid-19, ainda em maio do ano passado (resolução n° 681, de 09 de maio de 2020 resolução n° 681).

O deputado estadual Sinésio Campos (PT), autor do PL, salientou que os números representam pessoas que tiveram os seus sonhos interrompidos, mas que, agora, serão homenageados. “Essa data é em solidariedade tanto às vítimas do novo coronavírus, quanto às famílias. Atualmente, os números são superiores ao ano de 2020 e, por essa razão, devemos unir forças para mudar esse cenário, sempre amparado na ciência”.

O parlamentar argumentou, ainda, que a vacinação contra o vírus deve ser acelerada e alcançar, principalmente, aos amazonenses que vivem no interior do Estado. “A imunização deve chegar aos lugares longínquos do Amazonas, o mais rápido possível. O governo Federal precisa ser ágil e disponibilizar a primeira dose, mas, também a segunda, para que não haja a angústia de ficar na expectativa de encerrar esse ciclo”, concluiu Sinésio Campos.