NOTÍCIAS

Aprovado por unanimidade Projeto de Lei de Tony Medeiros com novos prazos para a concessão do licenciamento ambiental no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

06.jul.2022 14:07h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Aprovado por unanimidade, hoje (6), na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que estabelece prazos para concessão ou renovação de licenciamento ambiental. A proposta é do deputado Tony Medeiros (PSD).

De acordo com Tony o projeto vai dar maior celeridade nos processos administrativos, relativos ao Licenciamento Ambiental. Por isso, adotou-se os prazos destinados a análise e decisão quanto a concessão ou renovação de licenciamento. Solicitação de atividade com potencial poluidor pequeno, 90 dias, médio 150 dias e grande 180 dias.

Na justificativa o deputado argumenta que o Estado tem o dever de proteger o meio ambiente e por isso é que a legislação prevê que a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades que se utilizam de recursos ambientais, considerados poluidores, dependerão de prévio licenciamento ambiental.

Por outro lado o deputado Tony Medeiros afirma que o licenciamento ambiental não pode servir como entrave na implantação de novos empreendimentos. “Aproximadamente 80% da produção de nossas riquezas passam necessariamente pelo licenciamento ambiental. Por isso, precisamos da agilidade do órgão licenciador que é o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)”, afirmou o deputado.

O parlamentar lembrou ainda que para reestruturar o Ipaam os deputados se comprometeram em fazer uma emenda parlamentar coletiva e destinar recursos financeiros para o órgão. “ É a contribuição do Poder Legislativo para que o Ipaam seja reestruturado, inclusive com recursos humanos”, completou Tony Medeiros.