NOTÍCIAS

Assembleia abre 2ª Semana Lixo Zero com palestra sobre descarte correto de lixo eletrônico

Por Assessoria de Comunicação

26.out.2022 14:08h
img
Foto: Hudson Fonseca

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Assistência Social, deu início nesta quarta-feira (26), à programação das atividades da Semana Lixo Zero, com a abertura do evento seguida de palestra sobre o descarte correto de lixo eletrônico.

A abertura contou com a presença de representantes de instituições como o Instituto Lixo Zero Nacional, a empresa Descarte Correto e da Mesa Redonda Panamericana, além de diretores da Assembleia. Ainda durante a solenidade, foram entregues  ecocopos como forma de simbolizar a alternativa ao uso de copos descartáveis.

A diretora de Assistência Social, Jandira Moura, explicou que o evento dá segmento à primeira edição da  Semana Lixo Zero, realizada em 2021, de onde partiu a ideia de distribuição de sacolas ecobags feitas a partir de banners e faixas utilizadas em eventos da Assembleia. “Esta 2ª semana é uma continuação do que fizemos no ano passado, com a distribuição das ecobagas, que foram muito bem aceitas. Este ano, a doação do ecocopo tem como finalidade mostrar a necessidade de  redução do consumo de copo descartável”, disse.

Ela completa que foi realizada parceria com instituições como o Instituto Lixo Zero Nacional e a empresa Descarte Correto, que vai palestrar sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico produzido na Casa Legislatva, incentivando os servidores a dar a destinação correta dos artigos eletrônicos que não são mais utilizados, como implementação de ilhas de coletas que serão direcionadas à empresa Descarte Correto.

A embaixadora do Instituto Lixo Zero Nacional em Manaus, Almira Mota, destacou o papel incentivador da Assembleia em implantar a Semana Lixo Zero para seus servidores. “Nós, enquanto Instituto, já realizamos eventos semelhantes, há mais de dez anos, porém, quando o presidente Roberto Cidade propõe um projeto de lei desta natureza e começa a praticar dentro da instituição, vemos como algo muito positivo para a causa ambiental”, afirmou.

 

Palestra

Edna Dinelli, sócia e diretora da empresa Descarte Correto, palestrou sobre a importância do descarte correto de lixo eletrônico e destacou que a responsabilidade sobre o lixo eletrônico produzido deve ser compartilhada com todos e não apenas encarregada ao poder público.

“Com o advento da tecnologia, o consumo eletrônico aumentou muito e com tamanha rapidez que exige uma responsabilidade de quem fabrica, consome, distribui e comercializa também. Dentro de cada aparelho eletrônico existe alumínio, plástico, cobre, material que, se for descartado no lixo comum, contamina o solo e as águas dos nossos rios. E isso é muito prejudicial. Quando fazemos o descarte correto, o reuso, estamos contribuindo três vezes com o meio ambiente: descartando corretamente, favorecendo a reciclagem das matérias primas para que voltem para a cadeia produtiva e finalmente, propagando educação ambiental”, explicou.

Sobre a dificuldade de encontrar pontos de coleta, Edna destacou que qualquer instituição ou empresa pode procurar a Descarte Correto e solicitar a instalação de um ponto de coleta. “É apenas uma questão de se alinhar interesses junto ao poder público interessado”, apontou.