NOTÍCIAS

Assembleia abre espaço para Cetam mostrar o trabalho da instituição  na exposição “Momento Cetam”

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

09.ago.2022 13:41h
img
Foto: Hudson Fonseca

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) apresentou o resultado dos cursos de capacitação oferecidos pela instituição, por meio da Exposição “Momento Cetam”, no hall de entrada Homero de Miranda Leão, nesta terça-feira (9).

Foram montados estandes de sete Centros de Convivências onde o Cetam oferece capacitação, como o Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, Centro de Convivência da Família 31 de março, Centro de Convivência da Família André Araújo, entre outros.

Segundo Aneliane da Silva Lima, coordenadora pedagógica do Cetam, o centro capacita a comunidade para que as pessoas tenham opção de renda. O objetivo da mostra é divulgar a qualidade das atividades realizadas nos Centros de Convivência, com eixos tecnológicos como artesanato, confecção de bonecas de pano, bolsas e pacthwork, onde as pessoas, na sua maioria, mulheres, aprendem do zero a confeccionar desde o molde ao acabamento.

“As mulheres que participam destas atividades têm a oportunidade de aprenderem uma atividade para sustentar sua família ou desenvolver um hobbie a um nível profissional. Para isso, preparamos os nossos docentes, tanto na área pedagógica quanto na parte técnica. O objetivo é justamente profissionalizá-las e prepará-las para o mercado de trabalho, para que assim possam ter uma fonte de renda e uma profissão ao final do curso”, afirmou.

A expositora e instrutora Amália Fonseca falou sobre o sinônimo de independência que o Cetam representa para as mulheres frequentadoras dos Centros de Convivência da Família onde o Cetam atua. “Em Manaus, temos cursos gratuitos e muitas mulheres aproveitam até demais, terminam um curso e já começam outro, em uma busca incessante pelo aprendizado, por uma ocupação. Muitas vem até de outros bairros longe e elas logo pegam o gosto porque começam a vender e ter seu dinheirinho”, declarou.