NOTÍCIAS

Assembleia aprova Projetos de Lei do Dr. Gomes

Por Assessoria

27.mai.2021 15:10h
img
Foto: Dircom

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou três Projetos de Lei (PL) de autoria do deputado Dr. Gomes (PSC), durante Sessão Ordinária, na quarta-feira (26). Entre eles, o Projeto de Lei n° 575/2020, que dispõe sobre a obrigatoriedade da informação sobre doenças raras não detectáveis pelo teste do pezinho. Com a aprovação da propositura, todos os estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas são obrigados a prestarem informações aos pais sobre as doenças não detectáveis pelo teste de triagem neonatal, conhecido como “teste do pezinho.”
Dr. Gomes entende que devido a limitação da detecção de doenças dos testes atualmente disponíveis, é necessário a informação aos pais, possibilitando a realização de exames em outra Unidade de Saúde, em busca do diagnóstico precoce de doenças raras, facilitando o tratamento e ajudando a salvar as vidas das nossas crianças.
O segundo projeto aprovado foi o de n° 04/2020 que institui a Semana de orientação sobre o vírus HTLV-1 (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas do Tipo 1)”, a ser celebrada anualmente, na primeira semana do mês de novembro.
O vírus HTLV-1 está relacionado à leucemia e à degeneração neurológica e pode ser transmitido como o HIV. Até o momento, não existe um tratamento específico, daí a importância da prevenção e acompanhamento médico.
“Após ser sancionado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), teremos a primeira semana de novembro voltada à Prevenção e Orientação sobre o vírus HTLV-1, que passará a integrar o calendário oficial de eventos do Estado do Amazonas”, comemorou o parlamentar.
Também foi aprovado, o Projeto de Lei n° 175/2021, que denomina o Hospital do Sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), de “Hospital do Sangue Idenir de Araújo Rodrigues”, que homenageia a senhora Idenir, que no decorrer dos 44 anos de serviço público, exerceu várias funções comissionadas nos Órgãos Estaduais, se destacando pelo cumprimento dos princípios da Administração Pública.
Dr, Gomes recorda que a construção da unidade iniciou em 2014 e quando Idenir assumiu a diretoria financeira da Fundação Hemoam em 2015, dedicou-se às ações relacionadas a obra do Hospital do Sangue que era o seu “maior sonho”. O espaço faz parte do Complexo Hemoam, localizado na Zona Centro-ul de Manaus, com previsão de inauguração no segundo semestre deste ano.
Idenir de Araújo Rodrigues era mãe da Pastora Dra. Elisandra Rodrigues Sales e sogra do Pr. Adeilson Sales, Presidente da Igreja Assembleia de Deus de Madureira, e perdeu a luta para o vírus Covid-19 em 3 de fevereiro de 2021.
“É importante homenagear dona Idenir de Araújo Rodrigues pelos relevantes serviços prestados e pelo legado de uma vida dedicada ao coletivo’, enfatizou.