NOTÍCIAS

Assembleia celebra em Sessão Especial o Dia do Quadrilheiro Junino e a retomada do Festival Folclórico

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

08.jun.2022 17:10h
img
Foto: Hudson Fonseca

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (8), no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Quadrilheiro Junino, comemorado todo ano no dia 1º de junho. A Sessão teve autoria do deputado Adjuto Afonso (UB) e foi presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PL). Além dos parlamentares, compuseram a mesa o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz de Araújo, representando o governador Wilson Lima (UB), e o presidente da Liga das Quadrilhas Juninas do Amazonas, Élcio Silva da Rocha.

Em seu discurso na tribuna, o deputado Adjuto Afonso falou sobre a retomada das festas juninas com a diminuição de casos de Covid-19. “Fico muito feliz com esse retorno, porque eu acompanho esse movimento junino há muitos anos e já criamos o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino, comemorado todo dia 1º de junho. Estamos comemorando essa data e também o fato de este ano voltarmos a ter festivais. Desejo que todos vocês que participam dessas quadrilhas e participam ativamente para que todos nós tenhamos dias felizes de festival. Podem contar sempre conosco, vocês que fazem a festa para que todos possamos comemorar”, comemorou.

Para o presidente da Liga das Quadrilhas, Élcio Rocha, o movimento quadrilheiro cresceu muito nos últimos anos. “Quando o dia do Quadrilheiro Junino foi criado os jornais da cidade noticiaram de forma irônica. Pois eu quero dizer que, hoje, o movimento junino é o maior movimento social que existe na cidade de Manaus. Nós ocupamos os jovens, envolvemos eles em atividades culturais. Hoje os eventos de quadrilhas juninas movimentam Manaus. A nossa abertura deste ano bateu em números o público do Carnaval de Manaus. Todos que estão aqui estão de parabéns”, celebrou.

O secretário de Cultura, Marcos Apollo, falou sobre o fortalecimento dos festivais juninos no Estado. “Fizemos algumas movimentações, principalmente em relação aos locais dos Festivais. E agora, depois de momentos de risco na pandemia, voltaremos com o Festival para o Centro Cultural Povos da Amazônia. Certamente teremos nos próximos anos um Festival cada vez mais bonito e mais forte. Vida longa ao festival folclórico do Amazonas!”, destacou.

Também estiveram presentes o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Manaus (ManausCult), Jonathan Ribeiro, representando o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e representantes de grupos de Quadrilhas do Estado. Na ocasião, a Liga das Quadrilhas Juninas recebeu uma placa de homenagem e representantes das Quadrilhas presentes receberam certificados de homenagem, além de apresentações culturais.