NOTÍCIAS

Assembleia do Amazonas troca experiências com Assembleia de Roraima pela segunda vez em 2021

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

02.set.2021 15:23h
img
Foto: Dircom

Desde a terça-feira (31) até esta quinta-feira (2), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está recebendo a deputada estadual Angela Águida Portella (PP-RR), junto com uma comissão de 12 servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), que têm visitado a Escola do Legislativo Senador José Lindoso para aproveitar a experiência da Aleam na readequação dos trabalhos imposta pela pandemia de Covid-19.

A cooperação técnica entre as duas Casas Legislativas ocorre há pelo menos dez anos, ou seja, desde a criação da Escola do Legislativo e, em abril deste ano, já tinha recebido deputada Ângela, que atualmente preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso, desta vez vêm para entender como a Assembleia do Amazonas encarou o desafio de manter programas como o Parlamento Jovem, a realização de cursos de capacitação para os servidores e o trabalho das Comissões Técnicas durante a pandemia.

A diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, destacou a troca de experiências entre as Assembleias. “A deputada Ângela Águida este ano está à frente do Parlamento Jovem em Roraima e veio a Manaus para saber como será o funcionamento do Parlamento Jovem. No resto do Brasil, as Assembleias estão fazendo o Parlamento Jovem de forma híbrida e aqui estamos começando o programa neste mês de setembro. Além disso, na quarta-feira (1), eles trataram sobre a atuação das Comissões Técnicas com uma espécie de oficina técnica com o Instituto do Autismo em Manaus – já que a deputada preside a Comissão relacionada à pessoa com deficiência, e nesta quinta-feira no encerramento, teremos uma reunião com a Gerente de Apoio às Comissões Técnicas, Marlias Teotônio, para falar sobre o novo formato de protocolo eletrônico do rito legislativo com apresentação de projetos e etc. Teremos também servidores da Ufam que vão tratar sobre o Núcleo de Educação Especial da Universidade”, explicou.

Segundo a diretora, a Escola Virtual – próximo projeto a ser implantado pela Escola do Legislativo da Aleam, é a experiência positiva mais recente, tida como exemplo para a Assembleia de Roraima. “A nossa ideia com a Escola Virtual é descentralizar a formação, abrindo oportunidades para a sociedade como um todo, expandindo a capacitação para além dos limites da Assembleia, com uma metodologia inteiramente virtual e é muito bom a Assembleia estar servindo de espelho para as outras Assembleias, principalmente da região Norte”, afirmou.