NOTÍCIAS

Assembleia enaltece aleitamento materno com Sessão Especial em Homenagem ao Agosto Dourado

Por Diretoria de Comunicação

16.ago.2021 13:57h
img
Foto: Dircom

Uma Sessão Especial, proposta pela deputada estadual Joana Darc (PL), homenageou, nesta segunda-feira (16), a campanha Agosto Dourado, que incentiva e destaca a importância do Aleitamento Materno. O simbolismo da cor está relacionado ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Joana Darc comentou a importância do tema e enfatizou que o dia entra para história da Assembleia com o primeiro “mamaço”, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância do aleitamento materno e ouvir as mulheres sobre as necessidades das mamães que amamentam. “As mulheres ainda sofrem preconceito por amamentar seus filhos em público e tem que lidar com uma licença de quatro meses, tendo que amamentar exclusivamente por seis meses. Como uma mulher pode ir trabalhar tendo que amamentar seus filhos? Essa conta não fecha. Temos que lutar por uma mudança em nível federal junto aos nossos deputados estaduais e senadores”, afirmou, destacando que foi a primeira mulher a ter licença maternidade, em 164 anos de existência da Assembleia, pois não havia previsão de licença-maternidade para as deputadas.

A médica pediatra Rossiclei de Souza Pinheiro, membro do departamento científico de aleitamento materno da Sociedade Brasileira de Pediatria reforçou a importância da amamentação. “Agradeço a oportunidade dada pela deputada Joana Darc, o leite materno é um alimento completo e fundamental para a criança. O ato de amamentar salva o mundo e é um ato de resistência”, definiu.

Ivone Amazonas, enfermeira e chefe do núcleo de saúde da Criança e do Adolescente (Nusca/Semsa) falou da emoção pelo ineditismo da homenagem. “Esta nossa luta é silenciosa, é um trabalho de formiguinha de muitos anos e esta é a primeira vez que vemos uma homenagem nesse sentido. Mesmo assim, ainda há muito que caminharmos”, afirmou.

A diretora da Maternidade Balbina Mestrinho, Rafaela Farias, destacou os números das doações dos bancos de leite no Amazonas. “Hoje vemos que a luta pela amamentação continua resistente e sobrevivendo. E isso é muito importante. Os investimentos para bancos de leite já são notórios para proporcionar o funcionamento, como o banco de leite Fezinha Anzoateghi, que, mesmo no cenário da pandemia, teve um aumento significativo de doações, com uma média mensal em torno de 80 litros por mês e 64 doadoras, dando assistência para hospitais particulares e também apoio para maternidades de cidades do interior, como Parintins (a 369 km de Manaus)”, afirmou.

Certificados de Honra ao Mérito foram entregues a pessoas que desenvolvem um trabalho de destaque na questão da amamentação. Ivone Amazonas Marques Abolnik, enfermeira e chefe do núcleo de saúde da Criança e do Adolescente (Nusca/Semsa); Rossiclei  de Souza Pinheiro, médica pediatra, membro do departamento  científico de aleitamento materno da Sociedade Brasileira de Pediatria; Georgeth Míglio, fonoaudióloga ; Rafaela Farias Gomes da Silva, diretora da Maternidade Balbina Mestrinho; Laís Lopes Sato; Alessandrine Silva, mãe ativista; Eurania Pinheiro Pita, enfermeira, consultora em amamentação,  foram as agraciadas com o cerificado.

O evento foi encerrado com a amamentação coletiva, o ‘mamaço’,  das mães presentes no evento.