NOTÍCIAS

Assembleia homenageia Fundação do Pró-Menor Dom Bosco pelos 41 anos de existência

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

18.nov.2022 13:31h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial de Homenagem aos 41 anos de existência da Fundação Pró Menor Dom Bosco. O evento, que aconteceu no Plenário Ruy Araújo, nesta sexta-feira (18), foi proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Em discurso, Sinésio Campos destacou as atividades desenvolvidas pela Fundação. Ele também anunciou emenda de sua autoria destinada à instituição para 2023.  “As emendas parlamentares impositivas se fazem necessárias. Então, quero dizer desde já que vou destinar outros R$ 200 mil para atender quem mais precisa, que são os alunos da Fundação Pró-Menor Dom Bosco. Contem com a gente para apoiar a instituição”, declarou.

O administrador da Fundação Pró-Menor Dom Bosco, Emanuel Sanches, fez uma breve prestação de contas da Fundação. Ele explicou sobre a destinação das emendas parlamentares que auxiliam no funcionamento da Fundação e agradeceu aos deputados Álvaro Campelo (PV), Therezinha Ruiz (PL) e Ricardo Nicolau (Solidariedade). “Estas emendas são revertidas em materiais de uso permanente. Ano passado conseguimos trocar todos os nossos computadores que eram utilizados no projeto ‘Sonhar o Futuro’ e conseguimos comprar um carro que nos ajudará no atendimento das famílias em risco social”, apontou.

O Padre José Ivanildo de Oliveira Melo, diretor do Colégio Dom Bosco Leste, falou sobre a gratidão em representar a Fundação e pela parceria da Assembleia em apoiar o trabalho desenvolvido. “É muita gratidão pela homenagem que a Assembleia faz ao Pró-Menor Dom Bosco. É um reconhecimento aos 41 anos de trabalho em prol da adolescência, da infância e da juventude manauara. Somos muito gratos de poder falar à sociedade sobre o trabalho que a gente desempenha, expondo também nossas propostas futuras. Como o nosso desafio é sempre encontrar parceiros que apoiem e ajudem a nossa causa e a Assembleia, inclusive, tem sido uma parceira forte, que apoia nosso trabalho. As emendas parlamentares beneficiam os projetos, que ao longo desses 41 anos, já atenderam mais de 15 mil crianças, adolescentes e jovens”, afirmou.

Maria das Graças Soares Prola representando Subsecretaria de Políticas Afirmativas para Mulheres da Semasc, relembrou a trajetória da Fundação e desejou a continuidade do trabalho dos salesianos na construção do futuro daqueles que estão em vulnerabilidade social.

Em sua fala, Valzelene Gomes Torres, assistente social do Pró-Menor Dom Bosco, salientou que o atendimento dos jovens e crianças pela instituição não se restringe apenas a eles, mas reflete em suas famílias.

 

Pró-Menor Dom Bosco  

O Pró-Menor Dom Bosco é uma instituição Salesiana católica baseada nos ensinamentos do sacerdote católico italiano João Melchior Bosco (1815-1888), conhecido como Dom Bosco. Ele foi muito atuante em assuntos sobre educação, sendo considerado grande protetor da juventude.

A instituição é referência em educação profissional de aprendizagem, promovendo a inclusão socioeducativas de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.