NOTÍCIAS

Assembleia homenageia prefeito de Careiro da Várzea com Medalha Ruy Araújo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

30.mai.2022 13:37h
img
Foto: Danilo Mello

Durante Sessão Especial, realizada no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Pedro Duarte Guedes, prefeito do município do Careiro da Várzea (distante a 25 km de Manaus), foi homenageado com a outorga da Medalha Ruy Araújo, maior Comenda do Poder Estadual. A proposição foi do deputado João Luiz (Republicanos), que destacou o papel do homenageado como gestor.

“Uma gestão sempre marcada pelo trabalho, que lhe rendeu o apelido de ‘Furacão de Obras’. Por isso, a homenagem é justa, pois reconhece o trabalho do prefeito, que sempre quer melhorar a vida do povo do Careiro da Várzea. Ele não mede esforços para levar benefícios à população, sempre buscando apoio junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal”, frisou.

Pedro Duarte Guedes recebeu a Medalha das mãos do deputado João Luiz, que também presidiu a Sessão. O homenageado falou do sentimento de gratidão e estendeu a homenagem ao povo do Careiro da Várzea. “Recebo esta homenagem com muita alegria porque a política é uma área com altos e baixos. Sou um dos poucos políticos da época antes da democracia, pois meu primeiro mandato foi em 1982. Dedico esta homenagem ao povo do Careiro, que merece, sendo a razão de eu estar hoje aqui neste Parlamento”, afirmou.

O delegado titular da delegacia de polícia do município, David Jordão, destacou o trabalho do prefeito. Falou sobre como o investimento em educação refletiu positivamente na Segurança Pública do Careiro da Várzea. “No município do Careiro, você pode andar livremente com o celular na mão e temos apenas oito presos na carceragem. Gostaria de ter nenhum, entretanto temos oito. Mas, o que quero dizer é que esta sensação de segurança nas ruas e o número baixo de presos são reflexos lá de trás, quando em 1982, o prefeito Pedro Duarte começou a construir as 40 escolas, beneficiando a política preventiva de segurança, dando educação para as crianças”, afirmou.

 

 

Vida pública

Pedro Duarte Guedes disputou, em 1982, a eleição como candidato a vice-prefeito ao lado de Manoel Sales dos Santos, sendo eleitos numa época em que o município abrangia Careiro Castanho e Careiro da Várzea. Em 1992, foi eleito prefeito pela primeira vez.

Pedro Guedes retornou à prefeitura em 2000 e teve sua gestão marcada pela construção de escolas, postos de saúde, ramais e centros comunitários. Foi reeleito em 2004 para mais quatro anos à frente da prefeitura.

Em 2012, foi convidado a disputar a eleição. No quarto mandato, Guedes destaca a implantação do serviço de água potável em várias comunidades, estradas do Muriti, Cobra e Areal, Ramais e Usina de energia. Em 2020, foi reeleito novamente, agora para o seu quinto mandato.