NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa abre exposição que mostra Suécia como referência mundial na valorização das mulheres

Por Assessoria de Comunicação

17.ago.2023 13:29h
img
Foto: Miguel Almeida

A Suécia como referência mundial sobre a igualdade de gênero e inspiração na luta e na proposição de ações voltadas para as conquistas dos direitos das mulheres em todo o planeta. Esse é o tema da exposição “Her Rights! Money, Power, Autonomy” (Direitos Dela! Dinheiro, Poder, Autonomia), que começou nesta quinta-feira (17/08) e vai até o dia 24/08, na Assembleia Legislativa do Amazonas.

A mostra é uma realização  do Consulado da Suécia em Manaus, com apoio da Embaixada da Suécia no Brasil, Universidade Nilton Lins, Procuradoria Especial da Mulher da ALEAM, deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) e deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil).

O tema da mostra é a igualdade de gênero e a importância da igualdade econômica e da autonomia das mulheres como pré-requisito para romper preconceitos e seus impactos em outros aspectos da sociedade, como no mercado de trabalho, na educação e na representatividade. No lançamento da exposição, a deputada Alessandra Campelo, disse que o país nórdico é um ideal a ser perseguido pelos legisladores e legisladoras do Brasil.

“A gente tem que tomar a Suécia como um exemplo, talvez até um ideal a ser perseguido. Na Suécia não se discute mais equidade de gênero, isso é algo que já faz parte da estrutura do país. A gente está muito distante disso, mas a gente tem que ver modelos que deram certo”, disse a Procuradora da Mulher da ALEAM ao convidar a população para a mostra.

A Cônsul Honorária da Suécia em Manaus, Giselle Lins, que também é reitora da Universidade Nilton Lins, explicou que os  painéis da exposição “Her Rights! Money, Power, Autonomy” apresentam a cronologia e a história dos esforços do país nórdico para fortalecer políticas progressistas e reformas legais, além de destacar o papel do movimento de mulheres no avanço pela conquista dos seus direitos.

“Trazer essa exposição aqui para o Amazonas, com autorização da embaixada e do governo sueco, para nós é um passo muito importante. Aqui está a receita, cabe às autoridades e às pessoas lerem e ver o que é possível incluir no Brasil ou no nosso estado. Tenho certeza que as mulheres que lerem vão se identificar com os painéis que falam de empreendedorismo, da questão social, de oportunidades, educação. Elas vão refletir e até mudar o comportamento”, disse Giselle Lins.

 

Secretárias presentes

A Suécia tem sido reconhecida como líder mundial em igualdade de gênero, com políticas e práticas que promovem a igualdade econômica, a autonomia das mulheres e a prevenção da violência de gênero. O modelo sueco inspira as gestoras das secretarias estaduais de Assistência Social, Kely Patrícia, e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Jussara Pedrosa, ambas presentes na solenidade de abertura.

A titular da Sejusc parabenizou a Assembleia Legislativa pela realização da exposição “Direitos Dela!”, que se soma aos esforços do Governo do Amazonas neste Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher. Já a secretária da Seas adiantou que fará as tratativas para levar a exposição para os Centros Estaduais de Convivência da Família.

“A deputada Alessandra Campelo e o deputado Roberto Cidade estão de parabéns por ceder esse espaço e a gente ter a oportunidade de estar conhecendo. A ideia é levar para um centro de convivência, levar para todo mundo ver, para as comunidades conhecerem e terem acesso a esse grande trabalho. Essa é uma exposição maravilhosa, extremamente educativa”, disse a secretária Kely Patrícia.

 

 

Responsável: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785