NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa anuncia reposição salarial para seus servidores efetivos

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

02.dez.2021 16:49h
img
Foto: Divulgação Dicom

Os servidores efetivos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) receberam do presidente da Casa, Roberto Cidade (PV) a notícia de que terão um reajuste salarial, a partir de janeiro, que chegará até 38%. O anúncio aconteceu durante reunião com servidores na tarde, desta quinta-feira (2), no Auditório Belarmino Lins.

O reajuste acontecerá de maneira progressiva, iniciando no mês de janeiro, quando o salário-base terá reajuste de 10%; em março, os servidores serão contemplados com mais 10%, que representará a reposição da inflação, segundo explicou o presidente Cidade. Nesse mesmo mês, acontecerá a progressão funcional dos servidores efetivos, somando mais 5% no salário. Mais 10 % serão adicionados no mês de agosto de 2022. O valor poderá chegar a 38% em razão das correções inflacionárias desse período.

“Estamos fazendo o que podemos. Fomos até onde a responsabilidade orçamentária nos permite e também temos a certeza de que conseguiremos cumprir com o compromisso nos próximos anos”, afirmou Cidade, destacando o trabalho e comprometimento de todos os 24 deputados da 19ª Legislatura para atender o pleito dos trabalhadores do Legislativo, que desde o ano de 2013 não recebiam um ganho salarial real.

O diretor geral da Casa, Wander Motta, explicou que os valores poderão ser pagos, a partir de 2022, em razão da Lei Complementar nº 173/2020, que determina o congelamento de salários de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021. “A Procuradoria da Casa está trabalhando no Projeto de Resolução Legislativa e Projeto de Lei, para que até terça-feira, dia 7, possamos iniciar a tramitação, visando a aprovação dessas matérias até o fim do mês.

A presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Assale), Silvete Alves, lembrou que o Parlamento sempre aprova reajustes salariais e Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores do Executivo, e agora os funcionários da Casa são os contemplados com esse reconhecimento e valorização. “Foram anos nesse pleito, e quando o presidente Cidade assumiu, renovei a esperança, e agora temos a boa notícia”, declarou a representante dos efetivos.