NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa celebra Dia do Idoso com homenagem à cantora Celestina Maria

Por Diretoria de Comunicação

01.out.2021 15:45h
img
Foto: Dircom

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deu início, nesta sexta-feira (1), a 1ª  Semana do Idoso, com a realização de uma Sessão Especial para celebrar o Dia Mundial do Idoso, comemorado neste 1º de outubro. A Sessão Especial teve autoria da deputada Therezinha Ruiz (PSDB) e durante o evento a cantora amazonense Celestina Maria recebeu uma placa em homenagem por sua carreira artística e participação no programa The Voice+, da Rede Globo de Televisão.

Presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Aleam, a deputada Therezinha, lembrou que a data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de destacar as questões do processo de envelhecimento, chamando atenção para a necessidade de proteção e de cuidados com os idosos. “Esse cuidado é permanente no Parlamento Estadual”, destacou Ruiz, “falando que os parlamentares tem uma grande produção legislativa visando promover e dinamizar políticas públicas para essa população”.

Além de dos projetos de lei, a Casa promove, por meio da Diretoria de Assistência Social, ações de interação com os servidores inativos, realizando passeios, atendimentos sociais e psicológicos, com o objetivo de proporcionar a esses servidores a valorização para todos os anos dedicados ao trabalho pelo povo amazonense. “Com apoio do presidente Roberto Cidade (PV) e da Comissão do Idoso, as assistentes sociais atuam incansavelmente na construção de qualidade de vida para os aposentados”, afirmou, complementando que a união de esforços é essencial para a consolidação da proteção e cuidados com a população da “melhor idade”.

Falando em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Sinésio Campos (PT), que presidiu a Sessão Especial, destacou que a população mundial está envelhecendo e que, até o ano de 2025, o planeta vai abrigar mais idosos do que crianças, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Diante desse cenário, temos que trabalhar para que possamos permitir que as pessoas envelheçam com dignidade, por meio da valorização e garantia dos direitos dos idosos”, disse.

Campos destacou ainda o trabalho da homenageada Celestina Maria, com uma carreira de mais de cinco décadas, lembrando que a mesma teve que superar muitos desafios durante a sua vida, e, mesmo com 80 anos, encarou mais um, ao participar do programa musical The Voice+, voltado para cantores com idade a partir de 60 anos. “A idade não tem que ser fronteira de dizer ‘já fiz o que tinha que fazer’, não, é preciso sempre ter sonhos e buscar realizá-los”, finalizou, parabenizando a cantora.

Exemplo

A homenageada Celestina Maria iniciou seu discurso falando que sua experiência é com o canto, não com pronunciamentos, e falou sobre sua alegria em viver o dia de hoje, em receber essa homenagem do Parlamento e de sua força e disposição em viver seus 80 anos de idade. “Não tenho idade, a idade é que me tem”, disse. Ela destacou que trabalha, faz planos, como lançamento de DVD e livro, como “uma jovem de 25 anos”.

Celestina falou ainda da emoção de participar do programa de televisão, do carinho e reconhecimento que vem recebendo da população amazonense. “No dia que cantei pela primeira vez no The Voice+, a cidade parou para me assistir”, contou, falando que naquele mesma época, Manaus vivia um período de alto índice de mortes diárias por Covid-19, e, segundo a cantora, as pessoas a mandavam mensagem nas redes sociais agradecendo por ela ter proporcionado um dia de alegria para os amazonenses. “Isso me deixou mais feliz do que qualquer prêmio”, disse. Logo em seguida a homenageada brindou os presentes com uma interpretação da canção “As Rosas Não Falam”, do compositor Cartola.

Durante o evento, servidores ativos e inativos, além de autoridades que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa receberam certificados de honra ao mérito.

Lista dos Homenageados :

Maria Auxiliadora Oliveira

Maria do Socorro Guimarães Souza

Antar Fontoura de Albuquerque

Raimunda Saboia Telles

Ivo Amâncio dos Santos

Ana Rodrigues Gama

Josemar da Silva Rodrigues

Maria Eunice Lopes da Cruz

Maria Vieira de Souza

Dinar Ferreira dos Santos

Eneide Ricardo Lima

Regina Célia Gomes da Cunha

Maria de Fátima Fernandes Belchior

Maria da Conceição Marques Cordeiro

Rubens Bentes da Silva

Eliana Paixão de Souza

Izael Tavares da Silva

Eliny Ribeiro da Rocha

Merisa Monteiro Mendes

Márcia Cristina Souza Santos

Maysa A. Muzzi Furtado Tupomis

Iraci Mathias Lanza

Rosa Maria Pereira da Rocha

Maria das Graças Cardoso

Rosângela Maria de Souza