NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa concede Medalha Ruy Araújo ao presidente do Inmetro, Márcio Brito

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

21.mar.2023 16:04h
img
Foto: Hudson Fonseca

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu, nesta terça-feira (21), a medalha Ruy Araújo ao engenheiro Márcio André Oliveira Brito, atual presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A propositura da Sessão Especial foi do deputado Sinésio Campos (PT), sendo presidida pelo deputado Adjuto Afonso (União Brasil).

O vice-presidente da Aleam, deputado Carlinhos Bessa (PV), falando em nome da Casa, se disse honrado em substituir o deputado Sinésio Campos, que está em viagem à Brasília (DF), e afirmou que o homenageado possui uma história brilhante, ao começar sua trajetória como estagiário, chegando ao cargo máximo, que é a presidência.

“Hoje Márcio Brito recebe a medalha Ruy Araújo, a maior comenda aqui da Assembleia Legislativa, uma medalha onde o povo do Amazonas reconhece o trabalho de um amazonense, ou de outra pessoa de fora do nosso estado, que tenha desenvolvido um trabalho em prol do nosso povo”, declarou

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, homenageou Márcio Brito ao dizer que, em sua passagem como diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), conseguiu atingir o pleno atendimento ao público e também da classe empresarial.

“O Ipem é o órgão que mais fiscaliza o empresário, e também o que melhor o trata bem. Márcio Brito conseguiu conquistar a todos de uma maneira sutil”, afirmou.

Márcio Brito emocionou-se com a homenagem e, em seu discurso, apontou o fortalecimento dos órgãos delegados brasileiros como única saída para a melhoria dos sistemas de fiscalização.

“É preciso reestruturar os órgãos delegados, os Ipens que chegam ao cidadão, que chegam ao empresário. Ao mesmo tempo em que precisamos reestabelecer a forma estruturante do Inmetro, que precisa se aproximar mais da indústria e dos serviços”, disse.

Estiveram presentes à solenidade os deputados Carlinhos Bessa (PV) e João Luís (Republicanos), Coronel Fabiano Bó, chefe da Casa Militar do Estado, representando o governador Wilson Lima, Renato Marinho Jr., diretor-presidente do Ipem, Marcelo Pereira Souza, superintendente interino da Suframa, Ralph Assayag, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Thales Pinho, presidente do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Eliel Pereira, presidente do Ipem do Maranhão, Marcos Henrique, presidente do Ipem de Minas, Bento Bezerra, presidente do Ipem do Mato Grosso, Arthur Araújo, presidente do Ipem da Paraíba, Patrícia Mara, presidente do Ipem do Piauí, César Antônio, presidente do Ipem do Paraná, Alexandre Sorato, presidente do Ipem de Santa Catarina, Antônio Carlos, presidente do Ipem de Sergipe.

 

 

Biografia

Marcio André tem 44 anos e é natural de Manaus. É engenheiro ambiental, especialista em Metrologia Legal e mestrando em Engenharia, Gestão de Processos, Sistema e Ambiental.

Entre 2011 e 2023 foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem/AM), onde iniciou a carreira como estagiário e exerceu as funções de agente fiscalizador, gerente de Metrologia Legal, chefe de Departamento, coordenador de Metrologia Legal e assessor da Presidência.

Desde 2019, tem acumulado a presidência da Associação Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro (Anodi), onde coordena as articulações institucionais e projetos dos Institutos de Pesos e Medidas do Brasil junto ao Inmetro e outros órgãos estaduais e federais. Em 2021, foi eleito por unanimidade presidente da Anodi.

Em março de 2023, foi nomeado presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).