NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa concede título de cidadão amazonense ao ex-presidente da Honda

Por Assessoria de Comunicação

05.abr.2022 15:01h
img
Foto: Hudson Fonseca

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu, na manhã desta terça-feira (5), em Sessão Especial presidida pelo deputado Carlinhos Bessa (PV), o Título de Cidadão do Amazonas ao ex-presidente da Moto Honda da Amazônia, Issao Mizoguchi. A cerimônia teve presença do Cônsul-Geral do Japão, Masahiro Ogino, de executivos da Moto Honda e autoridades. De autoria do Serafim Corrêa (PSB), o Projeto de Lei (PL) foi aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.

Mizoguchi, que começou na empresa como estagiário em 1985, foi responsável pela completa modernização na cadeia produtiva da unidade de motocicletas, em Manaus. Encerrou, no último dia 31 de março, o ciclo de 37 anos na empresa. Ele foi o primeiro não japonês a presidir a operação regional da Honda, ao assumir o cargo de Diretor Executivo na Honda South America em 2014.

De acordo com Serafim Corrêa, Issao Mizoguchi destacou-se em seu ambiente empresarial por sempre ter uma visão humana. “Mizoguchi atuou regionalmente, considerando a mão de obra local, privilegiando investimentos também locais em uma época que o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus trazia ainda vários desafios”, afirmou.

Mizoguchi falou um pouco de sua história na Moto Honda e no Amazonas e elogiou os amazonenses por serem esforçados e aprenderem rápido, transformando a operação da empresa numa das maiores do mundo. “Vim para Manaus com 25 anos e fui chamado de volta para São Paulo com 50, ou seja, metade da minha vida passei no Amazonas. Tive muito convívio com as pessoas daqui e sempre notei que os nossos colaboradores são muito esforçados e aprendem rápido. Me sinto muito honrado, mas acredito que não seja eu que esteja sendo homenageado, mas sim todos os colaboradores da Moto Honda”, salientou.

O deputado João Luís (Republicanos), que discursou em nome dos deputados estaduais,  enalteceu o trabalho do homenageado pela contribuição ao Amazonas. “Fiz questão de vir homenagear o senhor Issao Mizoguchi por entender a contribuição dada ao nosso estado. A Moto Honda trouxe ao Amazonas o que mais o povo precisa: trabalho. É mais do que merecida essa homenagem à pessoas que proporcionam isso ao povo”, afirmou.

 

Biografia

Issao Mizoguchi, filho de mãe brasileira e pai japonês, nasceu em São Bernardo do Campo/SP, em 15 de outubro de 1959. Formado em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial, em São Bernardo do Campo (SP), começou a trabalhar na Moto Honda da Amazônia em 1985, ano em que se mudou para Manaus com a missão inicial de traduzir as normas e procedimentos da empresa, todas na língua japonesa para o português.

Da primeira atividade, ainda como estagiário, acumula em seu currículo a criação do departamento de engenharia da Moto Honda, além da passagem pelas áreas de Qualidade, Planejamento Industrial e Produção