NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa convida servidores a doarem sangue para o Programa Doador Legal

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

06.jun.2022 13:45h
img
Foto: Divulgação Dicom

A Diretoria de Assistência Social da Assembleia, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realiza nesta terça-feira (7) a primeira edição deste ano do programa de doação da Assembleia, o Doador Legal 2022.

Com a presença da unidade móvel de captação do Hemoam, popularmente conhecida como “Vampirão”, a Diretoria pretende arrecadar 300 bolsas de sangue. Ainda na tarde desta segunda-feira (6), o Vampirão será posicionado na área do estacionamento dos diretores para receber os doadores.

A Diretora de Assistência Social, Jandira Moura, ressalta que a ação com o Vampirão será apenas um dia, mas a campanha vai seguir até o fim do mês no Hemoam. “No dia seguinte, quarta-feira (8), uma equipe da Diretoria de Assistência Social estará na sede do Hemoam para receber aqueles que não puderam por algum motivo, doar sangue no dia anterior na Assembleia. Porém as pessoas que estiveram à vontade para nos ajudar nesta campanha podem procurar o Hemoam e fazer sua doação, basta informar que é para a campanha do Doador Legal, pois é uma campanha que estará aberta até fim de junho no sistema do Hemoam”, salientou.

Para doar sangue, basicamente a pessoa deve estar bem alimentada, evitar alimentos gordurosos nas 24 horas anteriores à doação, ter dormido pelo menos 6h na noite anterior, pesar no mínimo 50 kg e, se menor de idade, estar acompanhado de um responsável.

A doação é a ação principal do mês de junho, por conta do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. No último dia 1º de junho, a Diretoria realizou uma palestra de multiplicadores de sangue para tirar dúvidas e esclarecer mitos sobre a doação.