NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa dá início às atividades da 13ª edição do Parlamento Jovem

Por Diretoria de Comunicação

29.set.2021 16:14h
img
Foto: Dircom

Por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e da Gerência de Educação Cidadã, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deu início às eleições dos deputados jovens que farão parte da 13ª edição do programa Parlamento Jovem (PJ). Por meio deste programa, os alunos eleitos deputados vivenciam, durante dez dias, a rotina de um deputado estadual. Em 2021, o PJ será realizado entre os dias 28 de novembro a 10 de dezembro.

Em 2020 as atividades do PJ foram suspensas, em função da pandemia de Covid-19. Nesta edição, as palestras sobre educação cidadã e política, bem como as eleições dos deputados jovens, estão sendo realizadas nas escolas que estão participando do programa, seguindo todo o protocolo de higiene e segurança contra a Covid-19.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), o Parlamento Jovem é uma excelente oportunidade para que estudantes amazonenses  conheçam e experimentem, durante dez dias, a jornada de trabalho dos deputados estaduais.  “Fiz questão de retomar o programa agora que a vacinação avançou, inclusive entre os adolescentes. Esse é um programa muito importante porque possibilita que os jovens tenham a vivência do processo democrático no Parlamento Estadual”, analisa.

Eleição

Já foram eleitos deputados jovens e suplentes das seguintes escolas: Escola Estadual Professora Ruth Prestes Gonçalves; Escola Estadual Ernesto Pinho Filho; Escola Estadual José Bernardino Lindoso; Colégio Amazonense Dom Pedro II; Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura; Escola Estadual Jorge Karam Neto; Escola Estadual Professor Rofran Belchior da Silva.

Nesta quinta e sexta-feira (dias 30/09 e 01/10, respectivamente), as eleições acontecerão nas escolas Áurea Pinheiro, Angelo Ramazzotti, Deputado Josué Cláudio de Souza e Maria Amélia do Espírito Santo.

“A minha expectativa para essa legislatura de 2021 é grande, uma vez que não tivemos a edição de 2020. Nossos estudantes, mais do que nunca, estão buscando e necessitando de orientações sobre educação cidadã e a função do parlamento em nosso país. O Parlamento Jovem mostra para os estudantes o quanto cada um deles é importante para a criação de um futuro melhor, tomando ciência de seu valor e dos direitos e deveres que cada um possui, dentro da sociedade”, comentou a gerente do setor de Educação Cidadã, Cassandra Serejo.

O parlamento

O Parlamento Jovem foi criado pela Resolução Legislativa Nº 375/05, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em 2008, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Durante duas semanas, os estudantes participam de uma jornada parlamentar na Casa, onde são diplomados e exercem um mandato, passando pela diplomação e exercício de um mandato. Cada um dos 24 jovens deputados eleitos é apadrinhado por um deputado estadual.