NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa dá posse aos jovens deputados do Parlamento Jovem 2022

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

02.jun.2022 15:46h
img
Foto: Danilo Mello

Em reunião, no Plenário Ruy Araújo, os 24 alunos da rede pública estadual tomaram posse do Programa Parlamento Jovem 2022 (PPJ), nesta quinta-feira (2). O PPJ é promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, e permite que os jovens-deputados simulem uma jornada parlamentar, com a apresentação e avaliação de projetos de leis.

A primeira Sessão da 14ª Legislatura do Parlamento Jovem foi aberta pelo aluno John Kelvys Silva Chota, que tem como padrinho a deputada Alessandra Campêlo (PSC).  O jovem deputado conduziu provisoriamente os trabalhos e convocou os alunos Henrique Macêdo Pereira e Lia Gonçalves Albuquerque Marinheiro para atuarem como secretários.

Em seguida, o jovem deputado passou a palavra ao deputado Carlinhos Bessa (PV), 1º vice-presidente da Aleam, que representou o presidente Roberto Cidade (UB). Bessa disse que o PPJ é a oportunidade de ensinar a verdadeira política e a necessidade de participação nesse processo político pela sociedade.

Os deputados Ricardo Nicolau (Solidariedade), Joana Darc (UB), Wilker Barreto (Cidadania), Serafim Corrêa (PSB), Dr. Gomes (PSC), Alessandra Campêlo, Tony Medeiros (PL), Sinésio Campos (PT) e Therezinha Ruiz (PL) também se manifestaram e ratificaram a valiosa experiência proporcionada pelo PPJ, que permite aos jovens deputados a compreensão das necessidades gerais do Amazonas, cujo destino ajudarão a decidir.

 

Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2022

Os jovens deputados assinaram o termo de posse e foram formadas duas chapas para a eleição dos membros da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2022, que cumprirá mandato de duas semanas.  Por 16 votos a 7, a Chapa 2 foi eleita, com a seguinte formação: Brenon Valente dos Santos, presidente; Manuela Ribeiro de Queiroz, vice-presidente; Anne Yousebecca Louis, 1ª secretário e Jesus Ernesto Silva Marcano, 2º secretário.

Em seu pronunciamento, o jovem deputado Brenon Valente agradeceu a oportunidade de presidir o PJ e ressaltou a sua vontade de fazer a diferença na condução dos trabalhos. “Juntos podemos vencer a desinformação e desinteresse dos jovens, e contribuir para a mudança da sociedade”, afirmou.

 

PPJ

O Parlamento Jovem foi criado por meio da Resolução Legislativa nº 375/2005, e teve sua primeira edição no ano de 2008. Tem o objetivo de mostrar aos participantes como se organiza o processo democrático representativo, permitindo ainda a compreensão da importância da participação popular e do controle social. O programa é realizado por meio de parceria da Assembleia Legislativa com a Secretaria de Educação (Seduc).

Os jovens são alunos de escolas públicas da rede estadual de educação que participam de palestras promovidas pelos técnicos da Gerência de Educação Cidadã, coordenados pela gerente Cassandra Serejo. Após a palestra sobre temas como política, ética e cidadania os alunos realizam a eleição de deputado titular e suplente.

Durante 10 dias os alunos participam de cursos na Escola do Legislativo sobre o funcionamento do parlamento estadual, processo de produção de leis e elaboram um Projeto de Lei (PL), que poderá ser apresentado oficialmente ao Poder Legislativo pelo deputado padrinho.

“O programa tem uma importância na construção dos futuros cidadãos, que certamente terão um olhar de comprometimento e consciência com o processo eleitoral, se tornando cidadãos críticos e responsáveis com suas escolhas”, disse a diretora da Escola do Legislativo, Geanne Vallente.

A diretora destacou um diferencial na edição deste ano, que é a participação de cinco alunos de municípios do interior, sendo estes Iranduba (27 km distante da capital), Manacapuru (68 km), Parintins (369 km) e Presidente Figueiredo (117 km).

 

 

Deputados Jovens e seus respectivos padrinhos no programa:

Anne Yousebecca Louis – Roberto Cidade (União Brasil)

Brenon Valente dos Santos – Carlinhos Bessa (PV)

Camily Nicoly Oliveira de Oliveira – Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos)

Dalila Gonçalves dos Santos – Adjuto Afonso (União Brasil)

Emmanuel Francisco Pessoa de Oliveira – Delegado Péricles (PL)

Fernando da Silva e Silva – Álvaro Campêlo (PV)

Gabriel de Oliveira Bastos – Sinésio Campos (PT)

Henrique Macêdo Pereira – Fausto Júnior (União Brasil)

Iarley Xavier Silva – Therezinha Ruiz (PL)

Jesus Ernesto Silva Marcano – Felipe Souza (Patriota)

Gabrielly Fernanda Meireles Pacheco – Abdala Fraxe (Avante)

Jhon Kelvys Silva Chota – Alessandra Campêlo (PSC)

Juliana Soares Bastos  – Belarmino Lins (Progressistas)

Kauan Pinheiro Mori – Cabo Maciel (PL)

Kelry do Nascimento Lopes – Dermilson Chagas (Republicanos)

Letícia Ribeiro de Lima – Dr. Gomes (PSC)

Lia de Macedo Gonçalves Albuquerque Marinheiro – Joana Darc (União Brasil)

Luana Yasmine da Silva Mesquita – João Luiz (Republicanos)

Manuela Ribeiro de Queiroz – Nejmi Aziz (PSD)

Maria Eduarda Florentino de Barros Padilha – Ricardo Nicolau (Solidariedade)

Matheus Caldas Góes – Saullo Vianna (União Brasil)

Nicolas Claif da Silva Teixeira – Serafim Corrêa (PSB)

Pedro Gabriel de Castro Alves Lopes – Tony Medeiros (PL)

Rosivane Bastos Ribeiro – Wilker Barreto (Cidadania)