NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa debate as condições de trabalho da Enfermagem no Amazonas

Por Assessoria

13.jul.2021 9:38h
img
Foto: Augusto Ferreira

Na manhã desta segunda-feira (12), no miniplenário Cônego Azevedo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foi realizada Audiência Pública para tratar das condições de trabalho dos profissionais da Enfermagem no Amazonas, de iniciativa do deputado estadual, Álvaro Campelo (Progressistas).

Segundo o parlamentar, será apresentada uma indicação ao Governo do Amazonas relacionada ao piso salarial e à carga horária da categoria, além de um projeto de lei da sala de conforto. “Nós precisamos que os mais de 50 mil profissionais do nosso estado, que continuam na linha de frente do combate ao covid-19 e, agora, realizando a vacinação, tenham reconhecimento e dignidade na hora de trabalhar, com uma carga horária justa e salário digno”, disse o deputado.

De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES/AM), Jani Kenta Iwata, a reunião trouxe maiores esclarecimentos para a realização de ajustes e a busca de melhorias para os profissionais. “O Governo já vinha absorvendo essa demanda, no interesse de atender com urgência os servidores da Enfermagem. A partir de agora, vamos dar seguimento com relação ao PL da dala de conforto e, paralelamente, as discussões que envolvem o Plano de Carreira e Data Base”, garantiu o secretário da SES.

Também estiveram presentes representantes do COREN-AM, Sindicato dos Profissionais Enfermeiros Servidores Públicos do Amazonas (Sinproenf) e Sindicato dos trabalhadores da saúde privada (Sindpriv).

Dados

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse), em pesquisa, diz que a categoria da Enfermagem teve perda salarial de 11%. Já o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), ressalta que 1/3 da classe morreu em decorrência da Covid-19

No Amazonas são 53. 404 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Número expressivo e que fazem uma das principais composições técnicas do quadro de profissionais da saúde, atendendo Manaus e todos os municípios do Estado.