NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas abre atividades da 1ª Semana do Lixo Zero

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

25.out.2021 11:27h
img
Foto: Evandro Seixas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) lançou, na manhã desta segunda-feira (25), a 1ª Semana do Lixo Zero, voltada à conscientização sobre a destinação de resíduos sólidos. A campanha foi instituída, por meio da Lei nº 5.414/2021, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), que participou do evento realizado no Hall Homero de Miranda Leão, na sede do Poder Legislativo estadual.

Durante a cerimônia foi feita a entrega simbólica de 100 sacolas reutilizáveis produzidas, a partir de material gráfico, como banners e faixas, utilizadas em eventos e solenidades realizadas nas dependências da Aleam.

O material foi produzido, por meio de parceria firmada com o Instituto Restaurar e Instituto Emmanuel Rei David, instituições filantrópicas, que atendem cerca de 300 famílias carentes de Manaus e promovem cursos de qualificação para esse público.

“Hoje, iniciamos a 1ª Semana do Lixo Zero com uma ação concreta, dando uma nova destinação para esse material gráfico que iria para o lixo e agora é fonte de emprego e renda para famílias carentes”, celebrou o presidente Roberto Cidade, durante seu pronunciamento.

Cidade falou ainda que a Casa Legislativa já possui um histórico de ações voltadas para a conscientização ambiental dos seus servidores, e agora esse evento vem somar esforços nessa missão, além de servir como inspiração para que as câmaras municipais do interior também sigam esse exemplo.

 

Parceria

A diretora de Assistência Social, Jandira Moura, falou que a partir da necessidade de destinação ambientalmente correta do material gráfico, e baseada também na Lei nº 5.414/2021, aprovada pelo Parlamento, a equipe teve a ideia de confecção de bolsas reutilizáveis.

“Com essa ideia, damos destino a um material que iria para o lixo; criamos postos de emprego e renda para mais de 300 famílias”, pontuou a diretora, explicando que nessa primeira etapa da parceria com as instituições, a Aleam contratou a produção de mil unidades de sacolas, a preço de custo, pra distribuição entre seus servidores até o mês de dezembro.

“É uma maneira de estimular nossos servidores a utilizar sacolas reutilizáveis, evitando o consumo de sacolas plásticas disponíveis pelos estabelecimentos comerciais”, disse Moura.

Posteriormente, as organizações receberão os materiais descartados pela Casa e poderão comercializar os produtos independentemente.

 

Lei nº 5.414/2021

A proposta foi apresentada pelo presidente Roberto Cidade, em 2020 e foi aprovada em votação realizada pelo Plenário em 2021.  A lei institui no calendário oficial do Estado “Semana Lixo Zero”, a ser celebrada na última semana do mês de outubro.

A lei também especifica que o objetivo é fomentar políticas públicas socioambientais, promovendo discussões sobre a temática dos resíduos sólidos, fomentando ainda a economia circular, solidária e inclusão social.