NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas concede título de Cidadã do Amazonas à procuradora Bruna Menezes Gomes da Silva

Por Assessoria de Comunicação

11.ago.2023 14:15h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A procuradora federal Bruna Menezes Gomes da Silva recebeu nesta sexta-feira (11/08) o título de Cidadã do Amazonas concedido pela Assembleia Legislativa. A comenda é uma propositura da deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), por meio da Lei Estadual n° 5.582, de 24 de agosto de 2021. Em tom informal, o ato de entrega da honraria aconteceu no 7° andar da sede do Poder Legislativo Estadual, com a presença de familiares, amigos e colegas de trabalho.

Para conceder o título, a deputada Alessandra Campelo considerou o trabalho da procuradora da República nas áreas de saúde (renais crônicos) e combate à violência contra a mulher. Bruna Menezes, enquanto integrante do Comitê Estadual de Combate à Violência Obstétrica, foi uma das pessoas que inspirou a parlamentar a apresentar o projeto que criou a Lei 4.848/2019, que dispõe sobre a implantação de medidas de proteção contra a violência obstétrica nas redes pública e particular de saúde no Amazonas.

“A doutura Bruna, junto com outras companheiras, é precursora do Comitê de Combate à Violência Obstétrica. Ela abrigou o comitê lá dentro do Ministério Público (Federal) e mais: ela usou toda a autoridade dela, todo o peso da autoridade dela para combater a violência obstétrica aqui no estado. Isso é algo louvável, importante: vidas foram salvas e vidas perdidas acabaram tendo algum tipo de justiça”, justificou a deputada.

 

Quem é a homenageada

Bruna Menezes Gomes da Silva nasceu no Rio de Janeiro. É bacharel em Direito pela UFRJ e Procuradora da República desde 2013. Em sua carreira como procuradora, Bruna já atuou no Pará, Amazonas e Rio de Janeiro, onde exerce sua função atualmente.

No Amazonas, acompanhou projetos como o MPEDUC e MPF na Comunidade, pelo qual visitou mais de 15 municípios amazonenses propondo atividades em prol da cidadania. Foi também responsável pela criação do Comitê Amazonense de Enfrentamento à Violência Obstétrica, iniciativa que foi premiada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública como “iniciativa inovadora no enfrentamento à violência contra a mulher no ano de 2019”.

“Esse título vem consagrar um momento muito importante da minha vida, que foram seis anos aqui no Amazonas. Fico muito feliz com o reconhecimento do trabalho, com a presença de pessoas tão queridas neste dia de entrega do título e com o reconhecimento do Legislativo do Amazonas, em especial porque esse trabalho vem em razão do enfrentamento à violência obstétrica, que é um problema que nós temos no País”, disse a homenageada.

Responsável: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

Fotos: Miguel Almeida