NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas dá início a 14ª edição do programa Parlamento Jovem

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

30.mai.2022 15:50h
img
Foto: Divulgação Dicom

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, deu início à 14ª legislatura do programa Parlamento Jovem, nesta segunda-feira (30). Na última semana, a gerência de Educação Cidadã concluiu as eleições para a escolha dos 24 deputados titulares e suplentes, e completou o programa de atividades previstas para os 48 alunos participantes.

O diretor geral da Casa Legislativa, Wander Mota, recebeu os participantes em um café da manhã e conversou com os estudantes sobre a função e a estrutura da Assembleia Legislativa do Amazonas.

A diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, também participou da abertura oficial do programa. “Nos próximos dez dias os alunos vivenciarão a rotina de um deputado estadual, incluindo sessões plenárias, elaboração de projetos e outras atividades parlamentares, para que compreendam a importância e a função do Poder Legislativo, bem como o impacto do trabalho de um deputado estadual para a sociedade como um todo. É por meio de ações como essa que a Escola cumpre a sua missão de levar educação e cidadania aos jovens”.

 

Cronograma

Durante a primeira semana do PJ 2022 os alunos terão aulas práticas de Processo Legislativo; Competências Constitucionais; Técnicas Legislativas; Desenvolvimento de Projetos de Lei; Regimento Interno e orientação da Mesa Diretora; Técnicas de Elaboração de Parecer e ainda um treinamento de posse.

“Na manhã desta terça-feira, teremos a presença do desembargador do Trabalho Audaliphal Hildebrando da Silva, diretor da Escola Judicial, que vai falar com os nossos jovens parlamentares sobre o Judiciário na atualidade. Certamente palestras como essa são enriquecedoras para nossos alunos, que ainda conhecem profissionais que servem de inspiração para suas futuras carreiras”, disse Cassandra Serejo, coordenadora do programa.

A posse dos alunos como deputados jovens será nesta quinta-feira (02), às 9h, com a instalação do Parlamento Jovem 2022.

 

O programa

O programa Parlamento Jovem é uma oportunidade para que jovens cidadãos amazonenses possam conhecer e experimentar, durante dez dias, a jornada de trabalho dos deputados estaduais. No âmbito estadual, o programa foi criado pela Resolução Legislativa Nº 375/05, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Realizado anualmente, o Programa foi criado pela Aleam em 2008 e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático.