NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas debate golpes contra idosos e reunião entre professores e Governo do Estado

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.jun.2023 14:52h
img
Foto: Hudson Braga

A Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada nesta quinta-feira (1º), teve como principal destaque a repercussão da reunião entre Governo do Estado e trabalhadores estaduais da Educação.

A deputada Joana Darc (União Brasil) falou da reunião entre o Executivo e trabalhadores estaduais da Educação, ocorrida na sede do Governo na tarde da última quarta-feira (31), que contou também com a presença de diversos deputados e deputadas estaduais. “Debatemos todos os pontos, em quase cinco horas de reunião, e apesar de termos avançado em muitos pontos, em alguns não houve o consenso. Mas temos uma reunião prevista para esta sexta-feira (2) e tenho a esperança de que conseguiremos um acordo que seja bom para todos e que a greve seja encerrada”, afirmou.

O deputado Mário César Filho (União Brasil), presidente da Comissão do Consumidor da Aleam (CDC-Aleam), ressaltou o cuidado que os idosos devem ter com golpes na internet, principalmente na época da restituição do Imposto de Renda.

O parlamentar comentou sobre pesquisa divulgada pelo Serasa Experian, que ouviu 1224 contribuintes que receberam a restituição e investigou a sua intenção de uso do valor. “Aquelas pessoas que recebem a restituição, gastam com o que? A maioria dos entrevistados afirmou que é para pagar dívidas e os idosos foram a parcela dos entrevistados que mais utilizará os recebimentos para pagar dívidas, em torno de 4 a cada 10 pessoas ouvidas”, disse.

Mário César acrescentou que os idosos são os mais visados pelos criminosos que aplicam diversos golpes, utilizando a informação da restituição. “A delegacia do Idoso tem registrado muitos golpes cometidos contra essas pessoas mais vulneráveis. Estou elaborando um Projeto de Lei que obrigará as operadoras de telefonia a se identificar na hora da ligação. Essa tecnologia já está à disposição das empresas e deverá ser implantada no Amazonas”, anunciou.