NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas encerra homenagens às mães com realização de palestra e café da manhã

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

10.mai.2022 14:03h
img
Foto: Hudson Fonseca

As servidoras da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que são mães, participaram na manhã desta terça-feira (10) de uma palestra com o tema “A Missão de Ser Mãe”. Em seguida, foi oferecido um café da manhã. O evento aconteceu no Auditório Belarmino Lins e marcou o encerramento da programação alusiva ao Dia das Mães oferecida pela Casa Legislativa, por meio da Diretoria de Assistência Social, às servidoras.

Na abertura do encontro, o presidente Roberto Cidade (União Brasil) falou sobre a sua alegria em poder voltar a vivenciar momentos de confraternização como os de hoje, após períodos de isolamento social impostos pela pandemia da Covid-19. “Aos poucos vamos retomando a nossa rotina, com todos os cuidados necessários, e também confraternizações como essa, para homenagear e reconhecer o trabalho das nossas servidoras”, declarou.

Cidade falou sobre as demandas que todos os dias são trazidos ao parlamento pela população, e, com a ajuda das servidoras, é possível construir políticas públicas para a sociedade. “O Legislativo é um poder forte porque temos servidoras que estão aqui diariamente, lutando por um Amazonas melhor não apenas para os seus filhos, mas para todos os filhos amazonenses”, declarou, falando que “a mãe não abandona seu filho, luta com ele e por ele até o fim”, e que essa força é trazida pela servidora para o seu trabalho pelo bem do povo do Amazonas.

A valorização do trabalho dessas mães foi sentido pela servidora Socorro Siqueira, que elogiou a ação. “Esse momento nos traz um acolhimento, uma valorização e nos faz mais fortes”, disse, ao falar da dificuldade da mulher em sair de casa e deixar filhos e netos, para cumprir outra missão, a de construir uma carreira profissional.

 

 

Palestra

A palestrante Carla Rodrigues, administradora e mentora de carreiras, apresentou às servidoras o tema “A missão de ser mãe”, e falou da pressão da dupla jornada: a de cuidar dos filhos e também a de ser profissional; mostrando que as cobranças e certos preconceitos ainda existentes não podem ser impostos às mães. “A mulher sempre pode tudo, porém só agora que a sociedade está compreendendo essa situação”, disse.

Carla Rodrigues falou ainda sobre o sentimento de culpa vivido por algumas profissionais por deixar os filhos aos cuidados de outras pessoas para que possam trabalhar fora de casa. “É preciso acreditar que a sua satisfação pessoal e o seu crescimento profissional também são importantes na construção da relação com seus filhos”, destacou a palestrante.

 

 

Homenagens

A programação em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no último domingo (8), teve início na sexta-feira (6), com a distribuição de rosas às servidoras. Na segunda-feira (9) a Diretoria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), ofereceu gratuitamente serviços de embelezamento como limpeza de pele, maquiagem, massagem relaxante, esmaltação de unhas e penteados.

“Hoje, terça-feira, encerramos esse ciclo de homenagens às mães, buscando sempre reconhecer e valorizar nossas servidoras”, disse a diretora de Assistência Social, Jandira Moura.