NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas encerra Outubro Rosa com ato simbólico de soltura de balões

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

27.out.2021 19:53h
img
Foto: Chamel Flores

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na manhã desta quarta-feira (27), na Praça do Povo, um ato simbólico, em alusão ao encerramento da Campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo o combate ao câncer de mama e colo de útero, soltando balões cor de rosa. Para a ocasião, em virtude da pandemia e da necessidade de distanciamento social, cada diretoria foi representada por uma servidora que recebeu um lenço cor de rosa e dois balões da mesma cor.

Durante o evento, a deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB) representou o parlamento estadual. Ela falou do sentimento de gratidão em apoiar uma causa nobre que salva vidas. A parlamentar disse que termina o mês encerrando as atividades com um sentimento de gratidão em poder apoiar a causa, que é o combate ao câncer de mama e colo de útero. “Estamos à disposição da Assembleia para contribuir com a minimização dessa dor, que é o enfrentamento ao câncer, sendo ainda particularmente mais difícil no interior do Estado. Por isso, unirei esforços com a deputada Mayara Pinheiro para que em cada município polo tenha um mamógrafo e um profissional para realizar o exame, pois não adianta manter um aparelho, por exemplo, sem um profissional para operá-lo ou vice-versa”, afirmou.

O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (PV), destacou a importância da campanha para as mulheres realizarem o autoexame. “Esse movimento engrandece a Assembleia, que lembra como é importante essa rotina de prevenção, por meio o autoexame, pois é de suma importância a mulher se tocar para perceber alterações e poder procurar ajuda médica”, declarou.

O diretor do Centro Médico da Assembleia, Arnoldo Andrade, também enfatizou a importância do autoexame para as mulheres. “Todos os dias é dia de prevenção. Todos os dias as mulher tem que examinar sua mama, por meio do toque”, afirmou. Arnoldo destacou que o Amazonas é o único estado da federação, onde o câncer de colo de útero ultrapassa o câncer de mama, numa situação invertida, já que em todo o restante do país, a incidência de câncer de mama é maior.