NOTÍCIAS

  Assembleia Legislativa do Amazonas inicia campanha “Tampinha Legal”, voltada para ajudar mulheres mastectomizadas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

07.jun.2023 13:01h
img
Foto: Hudson Fonseca

A campanha “Tampinha Legal”, cuja finalidade é coletar as tampinhas plásticas de garrafas pets, foi lançada nesta quarta-feira (7), no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A campanha foi lançada pela deputada Dra. Mayara (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde da Aleam, que apoia a ação.

De duração permanente, a campanha disponibilizará depósitos de coleta para todos os departamentos da Casa, onde serão depositadas todas as tampinhas das garrafas de plástico utilizadas. Posteriormente, segundo explicou a deputada, esse material será encaminhado para o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), que comercializa o material e, com a renda, apoia o tratamento de mulheres com diagnóstico de câncer.

“Ajudar de todas as formas a população é o que esta Casa Legislativa se propõe a fazer”, afirmou a parlamentar, chamando atenção ainda que a destinação correta do material plástico, além de ajudar as mulheres mastectomizadas, contribui para a preservação do meio ambiente. “Esses materiais, que acabam parando nos rios e igarapés, são fatores de risco para o aumento de infecções e diversas doenças”, compleotu.

A presidente do Gamma, Oriona Maria Ferreira, explicou que precisou fazer tratamento no Hospital do Câncer da cidade de Barretos (SP), e lá conheceu a campanha de arrecadação de tampinhas de plástico que eram vendidas para cooperativas de reciclagem. Todo o dinheiro arrecadado era utilizado no custeio de despesas do hospital.

“Já temos o apoio da Aleam e pedimos que a sociedade, de maneira geral, também nos apóie no recolhimento dessas tampinhas”, disse a representante do Gamma, destacando que o valor gerado com a venda desse mateiral irá contribuir para o tratamento de mulheres amazonenses.