NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas oferece Sessão Especial a servidores idosos ativos e inativos

Por Diretoria de Comunicação

04.out.2021 14:18h
img
Foto: Evandro Seixas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio das diretorias de Saúde e de Assistência Social, realizou Sessão Especial, na manhã desta segunda-feira (4), em homenagem aos servidores idosos ativos e aposentados. Presidida pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, o evento faz parte da I Semana do Idoso, que acontece de 1º a 8 de outubro na Casa Legislativa.

O palestrante da Sessão Especial, reitor da Universidade Aberta da Terceira Idade, médico Euler Ribeiro, falou sobre “Os Pilares do Envelhecimento Saudável” aos servidores e servidoras presentes. “Se você realizar determinadas atividades, terá um envelhecimento saudável: fugir do estresse, o sono, o exercício e a dieta. Esse grupo de ações favorece a diminuição a velocidade da morte celular, que é o envelhecimento”, definiu.

Euler Ribeiro acrescenta que é preciso comer de tudo, porém em uma proporção adequada, além de praticar caminhada. “O ser humano precisa caminhar um passo por segundo, 60 passos por minuto, para fortalecer as panturrilhas, que são as responsáveis pelo retorno do sangue dos membros inferiores para o coração”, explicou.

O médico Arnoldo Andrade, diretor de Saúde da Aleam, explica que é extremamente importante envelhecer com saúde e qualidade de vida. “Lutamos todos os dias para viver mais e existem determinadas atitudes que nos favorecem, como praticar exercício, ter boa alimentação, evitar o estresse e ter uma utilidade para a sociedade, ter o que fazer”, afirmou.

Durante a Sessão, os presentes puderam esclarecer dúvidas a respeito de envelhecimento, principalmente alimentação saudável.

  Outubro Rosa

Todos os anos, a Aleam mobiliza as servidoras e dependentes para a campanha Outubro Rosa, quando oferece exames para detecção precoce de diversas doenças, por meio de uma avaliação completa. “Avaliaremos para detectar precocemente câncer de mama, tireoide, colo do útero, do ovário e abdomem”, finaliza Arnoldo Andrade.

Os valores dos exames da campanha Outubro Rosa podem ser divididos em duas vezes, com desconto em folha. As inscrições são realizadas pelo telefone 3183-4504.

Programação da Semana do Idoso:

5/10 – Emissão de cartão de estacionamento do idoso

6/10 – Oficina de Memória, a partir das 9 horas na Escola do Legislativo

7/10 – Passeio turístico: ruínas do Paricatuba e sítio Bom Futuro, saindo às 8h30

8/10 – Roda de Conversa: Organizando as finanças na melhor idade, a partir das 9 horas, em regime híbrido no Miniauditório Cônego Azevedo