NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas prepara programação para o programa “Doador Legal” e “II Semana do Idoso”

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

23.mai.2022 13:39h
img
Foto: Divulgação Dicom

O Dia Mundial do Doador de Sangue será celebrado não apenas no dia 14 de junho, data instituída em 2005, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas durante todo o mês de junho pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com uma programação especial para a captação de doadores de sangue, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

Uma agenda com cursos de multiplicadores e campanhas de doação de sangue está sendo organizada pela Diretoria de Assistência Social da Aleam, juntamente com a Comissão de Saúde, presidida pela deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), e apoiada pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil).

O dia 1º de junho, de acordo coma diretora de Assistência Social, Jandira Moura, marcará o início de mais uma edição do Programa Doador Legal, promovido pelo Parlamento Legislativo, com a realização do curso “Multiplicadores”, às 13h, no Auditório Belarmino Lins.

“A ideia é aumentar a conscientização sobre a necessidade de ampliar a disponibilidade de sangue seguro para uso do Hemoam, contribuindo assim para salvar vidas”, apontou Moura. No dia 7 de junho a unidade móvel do Hemoam, conhecido popularmente como Vampirão, estará no estacionamento da Assembleia e as doações de sangue poderão ser feitas durante todo o dia.

Segundo Jandira Moura, os servidores e dependentes que por algum motivo não puderem doar sangue no dia 7, poderão ir à sede do Hemoam, localizado na Avenida Constantino Nery, e lá fazer sua doação. “Nós estamos fazendo parcerias com associações, grupos universitários, para conduzirmos as pessoas até o Hemoam. Disponibilizaremos até mesmo microônibus para esses grupos”, destacou a diretora de Assistência Social. A meta é igualar as 300 bolsas de sangue atingidas na campanha de 2021.

 

 

Semana do Idoso

A programação de junho conta ainda com a realização da II Semana do Idoso, que iniciará no dia 13 de junho, com a Roda de Conversa dobre “Crimes Cibernéticos Contra a Pessoa Idosa”. A reunião acontecerá no Plenário Ruy Araújo, às 13h.

Durante a Semana do Idoso estão previstos passeios com os servidores inativos da Aleam, além de atividades em parceria com a Diretoria de Esportes da Casa.