NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas presta dupla homenagem a Subprocuradores da República

Por Assessoria

23.set.2021 14:26h
img
Foto: Dircom

A Assembleia Legislvativa do Amazonas (Aleam) concedeu, nesta quinta-feira (23) a Medalha Ruy Araújo aos subprocuradores-gerais da República do Ministério Público Federal, Carlos Frederico Santos e Ana Borges Coêlho Santos. De autoria do deputado Saullo Vianna (PTB), a solenidade ainda entregou o título de Cidadã do Amazonas à subprocuradora e foi presidida pelo deputado Roberto Cidade (PV).

Saullo Vianna destacou o histórico profissional de Carlos Frederico Santos e de Ana Borges Coêlho Santos, afirmando que suas trajetórias no desempenho dos cargos trazem orgulho ao povo do Amazonas. “Poucos conseguem alçar voos tão altos como o senhor Carlos Frederico dos Santos e a senhora Ana Borges Coêlho Santos, que, com todo seu trabalho e dedicação, conseguiram chegar a cargos de suma importância e respeito na sociedade brasileira”, afirmou.

O subprocurador Carlos Frederico Santos disse estar  onrado com a comenda e relembrou um pouco dos cargos exercidos no Amazonas. “Fui Secretário-Geral do Ministério Público da União e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República. Esse reconhecimento da Assembleia me tocou profundamente, pois moro em Brasília há vinte anos, mas sempre mantive meus laços com o Amazonas”, disse.

Recebendo ao mesmo tempo a medalha Ruy Araújo e o título de Cidadã do Amazonas, Ana Borges Coêlho Santos falou a felicidade com o reconhecimento dos quase 40 anos dedicados ao serviço público e, apesar de não ter nascido no estado, sempre se considerou amazonense. “Iniciei minha carreira no Ministério Público Federal no Amazonas e em todo o tempo coloquei sempre meu empenho e, apesar de morar em Brasília há vinte anos, meu coração continua no Amazonas, continuo fazendo tudo o que está ao meu alcance para melhorar as condições de vida do povo amazonense e também do nosso país”, concluiu.

 

Histórico

Carlos Frederico Santos é Subprocurador-Geral da República com atuação na área Criminal perante o Superior Tribunal de Justiça. É Conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público Federal e Coordenador da Câmara Criminal do Ministério Público Federal. Nasceu em Manaus/AM e reside em Brasília. É Doutorando, Mestre em Direito e Especialista em Direito Público pelo UniCEUB. Fez aperfeiçoamento na Escola Superior da Magistratura do Amazonas.

Filho do Desembargador Raimundo da Costa Santos e Maria da Conceição Silva Santos, é casado com Ana Borges Coelho Santos, com quem tem três filhos.

Foi Secretário-Geral do Ministério Público da União e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República.  Já exerceu os cargos de Promotor de Justiça, Procurador da República e Procurador Regional da República. É autor do livro Genocídio Indígena no Brasil, trabalho fruto de sua atuação como Procurador da República no Amazonas.

Ana Borges Coêlho Santos é Subprocuradora-Geral da República, com atuação na área Criminal perante o Superior Tribunal de Justiça. É a Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão substituta e membro titular da Câmara do Ministério Público Federal de defesa das populações indígenas e comunidades tradicionais.

Nasceu no Rio de Janeiro, filha de Plínio Ramos Coêlho, ex-governador do Amazonas, e de Aliete Borges Coêlho. É mestra em Direito e especialista em Direitos Sociais, Ambiental e do Consumidor pelo UniCEUB. Já exerceu os cargos de Procurador do Estado do Amazonas, Procurador da República e Procurador Regional da República.

Foi Procuradora Regional Eleitoral no Amazonas, Conselheira do Conselho Penitenciário do Estado do Amazonas como representante do Ministério Público Federal, Coordenadora do Núcleo de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da Procuradoria Regional da República da 1ª Região. É autora do livro “Direitos Sociais pelo Poder Judiciário e seus Reflexos em Políticas Públicas: Uma Perspectiva através das Lides Estruturais”.