NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas promove palestra sobre doação de sangue e reforça a campanha Doador Legal

Por Diretoria de Comunicação / Aleam

27.mai.2025 17:56h
img
Foto: Alberto César Araújo / Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Assistência Social (DAS), promoveu, nesta terça-feira (27/5), a palestra “Multiplicadores de Doadores de Sangue”, com foco na conscientização sobre a importância da doação voluntária.

A atividade foi realizada em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) e integrou as ações da campanha Doador Legal, promovida pela Casa Legislativa desde 2014.

O evento, realizado no auditório Sônia Barreto, teve como objetivo sensibilizar os servidores da Aleam sobre a relevância da doação de sangue para a manutenção dos estoques nos hospitais e o impacto direto desse gesto na preservação de vidas.

“Não existe uma forma de fabricar sangue. Quem precisa de transfusão depende exclusivamente da solidariedade dos doadores. Muitas vezes, as pessoas só lembram de doar quando um familiar está necessitando”, alertou Suzete Nobre, palestrante e representante do setor de captação de doadores da FHemoam.

Durante a palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o processo de doação, conhecer os critérios para se tornar um doador e entender os benefícios da prática.

“A doação de sangue é um ato simples, rápido e essencial para pacientes que enfrentam acidentes, doenças crônicas ou cirurgias complexas. A participação da sociedade é fundamental para manter os bancos de sangue abastecidos”, acrescentou Nobre.

A iniciativa reforça o compromisso da Aleam com a saúde pública e a responsabilidade social, marcando o início das ações da campanha Junho Vermelho — movimento nacional voltado à conscientização sobre a doação de sangue.

De acordo com a diretora da DAS, Karla Estald, a parceria com a FHemoam incluirá uma coleta de sangue programada para o dia 17 de junho, na sede da Aleam.

“Será uma oportunidade para que servidores e seus familiares contribuam diretamente com os estoques da FHemoam, especialmente em um período crítico que antecede o Festival Folclórico de Parintins, quando a demanda por sangue pode aumentar”, destacou Estald.

Skip to content