NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza a campanha “Doador Legal”

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

06.jun.2023 14:06h
img
Foto: Hudson Fonseca

Durante o mês de junho é realizada a campanha Junho Vermelho, dedicada ao incentivo à doação de sangue. Apoiando e incentivando a doação de sangue entre seus servidores, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta terça-feira (6), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), mais uma ação do programa Doador Legal, que por meio da presença da unidade móvel de coleta de sangue, recebeu doação dos servidores da Casa Legislativa.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), fortaleceu nos últimos três anos o programa Doador Legal, para incentivar a doação pelos servidores da Casa Legislativa. “A Assembleia expandiu nos últimos anos ainda mais o programa, que já acontecia na Casa. Nosso objetivo é incentivar cada vez mais essa prática. A ação é uma forma que a Aleam, enquanto Casa do Povo, encontrou para salvar vidas”, enfatizou.

No horário das 8h às 14h, o “Vampirão”, como é conhecida a unidade móvel, atendeu os doadores no estacionamento da sede do poder Legislativo. A meta é coletar a partir de 60 bolsas de sangue, segundo a diretora de Assistência Social da Aleam, Karla Stald, que coordena o Doador Legal. “A adesão dos servidores está alta, com o registro de poucos casos onde o servidor, por alguma condição clínica, não pode doar,” festejou a diretora. Stald destaca ainda que a campanha terá um segundo dia de ação, e nesta quarta-feira (7), continuará promovendo a doação de sangue, no mesmo horário, mas na sede do Hemoam, localizada na Av. Constantino Nery, nº 4.397, bairro Chapada.

A doação de sangue é estimulada durante todo o ano, por meio de palestras sobre o tema, em que técnicos do Hemoam tiram dúvidas sobre o assunto, além da existência de banco de doadores entre os servidores ativos e inativos, explica a diretora Karla Stald. Esse grupo de doadores é acionado quando o estoque de sangue do Hemoam está baixo.

Consciente da importância de doar sangue, o servidor Aldo Costa, diz que começou a doar sangue há 20 anos, para ajudar o pai de um amigo e desde então já realizou mais de 60 doações. “Doar sangue é doar vida; uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas”, disse o servidor, pedindo solidariedade e desejando cada vez mais pessoas se tornem doadoras.

 

Doador Legal

A campanha de doação de sangue já é uma realidade na Aleam, e, este ano, para marcar esta importante ação, tramita na Casa o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 28/2023, com a finalidade de colocar a campanha Doador Legal no calendário oficial do Poder Legislativo Estadual. A propositura é da deputada Mayra Dias (Avante), que propõe ser inserido no calendário da Casa, entre os dias 7 e 14 de junho, a ação de doação de sangue.

A deputada lembra que a campanha teve início no ano de 2014, já como o nome Doador Legal, criada pela equipe técnica da Gerência de Serviço Social, na época ligada à Diretoria de Saúde, com o propósito de estabelecer um banco de dados dos servidores doadores de sangue da Casa.

“O objetivo é reforçar as ações do mês de junho, voltadas para a conscientização da importância da doação de sangue, e contribuir para salvar cada vez mais vidas”, explica a deputada Mayra Dias.