NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Cessão de Tempo para alertar sobre prevenção do câncer de colo de útero

Por Assessoria de Comunicação

09.mar.2023 14:38h
img
Foto: Danilo Mello

Aproveitando a temática do Dia Internacional da Mulher e a campanha Março Lilás, de combate ao câncer de colo uterino, a Assembleia Legislativa do Amazonas realizou nesta quinta-feira (9), Cessão de Tempo, requerida pelo deputado Delegado Péricles (PL), para tratar sobre a prevenção e detecção precoce de câncer do colo de útero. O espaço foi utilizado pela médica Dra. Mônica Bandeira de Melo e o diretor-presidente da Fundação Cecon, Dr. Gérson Mourão.

O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (UB), parabenizou a iniciativa do deputado Delegado Péricles e destacou o apoio da Casa, principalmente por meio da destinação de emendas parlamentares à FCecon. “A Assembleia sempre esteve preocupada com a questão da saúde, em especial do câncer, e suas portas estão abertas para receber as demandas da FCecon, o que trouxe avanços significativos, principalmente por meio de destinação de emendas parlamentares. Destinamos nos últimos quatro anos, R$ 16 milhões dos 24 deputados. O governador Wilson Lima foi o único governador que executou as emendas parlamentares. É desta forma que continuaremos trabalhando para amenizar o sofrimento das pessoas que lutam contra essa doença maligna que é o câncer”, afirmou.

O deputado Delegado Péricles destacou o trabalho da Fundação Cecon, especialmente o trabalho da Dra. Mônica e do Dr. Gerson Mourão, e alertou para os altos índices de morte pelo câncer, no estado. “Na Semana da Mulher e no mês do Março Lilás, que combate o câncer de colo de útero, a Dra. Mônica e o Dr. Gerson destacam a luta para mudar a triste realidade do Amazonas, que é um recordista de mortes por conta de câncer do colo de útero, um câncer tratável, mas que muitas vezes avança pela falta de políticas públicas”, enfatizou.

O parlamentar ressaltou ainda que a realidade mudará em alguns meses, quando o Governo do Estado inaugurar o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero. “Será algo que vai revolucionar e reduzir esta triste realidade”, afirmou, lembrando que desde o primeiro mandato já encaminhou mais de R$ 4,5 milhões em emendas à Fundação.

 

Médicos falam de tragédia

A média Mônica Bandeira de Melo comparou a situação do Amazonas, no ranking do câncer de colo de útero, a uma tragédia humana. “Vemos uma verdadeira tragédia humana com mulheres morrendo de câncer de colo de útero”, disse. Ela também completou que a inauguração do Centro Avançado vai marcar positivamente o combate a este tipo de câncer.

“Será neste local que serão realizadas as cirurgias de conização, procedimento que trata as inflamações detectadas no preventivo evitando o avanço para o câncer, impedindo, assim, que as mulheres continuem morrendo de câncer”, explicou.

Já o diretor Gerson Mourão explicou a importância da obra para reduzir drasticamente os índices. “Pela grandiosidade, esta obra terá destaque nacional, porque vamos reduzir drasticamente os casos de câncer, que chegam à Fundação. Agora colocar o Amazonas como destaque nacional positivo, pois com apoio político estamos conseguindo mudar o cenário triste do câncer de colo de útero no Amazonas”, apontou. Ele também sugeriu que o Amazonas pudesse ter um centro dedicado à biópsias para detectar mais rapidamente os casos ainda no início.

Em apartes, deputados como Wilker Barreto (Cidadania), George Lins (UB), João Luiz (Republicanos), Alessandra Campêlo (PSC), Dr. Gomes (PSC), Mayra Dias (Avante) e Comandante Dan (PSC) parabenizaram a iniciativa e destacaram a importância de investimento na saúde preventiva.