NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Amazonas retoma Sessões Ordinárias com ampla participação dos parlamentares

Por Augusto Costa / Aleam

04.fev.2026 15:43h
img
Foto: Matheus Rodrigues / Aleam

Durante a primeira Sessão Ordinária do ano de 2026, realizada nesta quarta-feira (4/2), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados retornaram à tribuna do Plenário Ruy Araújo para debater temas importantes para a população amazonense. Entre os assuntos abordados estiveram a realização do concurso público da Aleam, o aumento da violência contra a mulher, o período de enchentes na calha do Purus e o programa Gás do Povo.

A abertura dos trabalhos legislativos foi conduzida pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), que destacou a realização do concurso público da Casa e as melhorias previstas para o Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam 2026).

Roberto Cidade afirmou que todas as metas estabelecidas para o ano passado foram concluídas. Ele citou o concurso público, que finalmente saiu do papel, ressaltando que foi fruto de um trabalho diário, e parabenizou todos os membros da comissão e os diretores da Casa pelo empenho.

“Tivemos recentemente a divulgação do gabarito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, no dia 5 de fevereiro, teremos o resultado final dos aprovados do concurso público. Quem passou está preparado para servir à Casa do povo amazonense. A partir do dia 5, saberemos quem foram os aprovados e seguiremos todos os trâmites legais para que, em breve, possamos convocar os novos servidores da Assembleia Legislativa”, afirmou.

O parlamentar também lembrou o cumprimento da promessa de construir o Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, que realiza atendimento a crianças de até 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Down e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

“Está começando o ano na Assembleia, mas os trabalhos não pararam. Quero convidar todos os deputados para fazermos uma visita juntos e vermos o Centro funcionando plenamente. Isso é um marco para esta Assembleia e um avanço na legislatura. Tornamos a Assembleia Legislativa a mais inclusiva do Brasil. Estamos dando suporte não apenas aos servidores, mas também abriremos vagas remanescentes para a população em geral”, destacou.

Violência contra a mulher

A procuradora Especial da Mulher da Aleam, deputada Alessandra Campelo (Podemos), usou a tribuna para denunciar o aumento dos casos de feminicídio em 2026. Ela citou dados nacionais que apontam 1.470 mulheres assassinadas simplesmente por serem mulheres, o que representa uma morte a cada seis horas.

A parlamentar também mencionou os casos de estupro registrados a cada seis minutos no Brasil.

“Janeiro foi um mês sangrento para as mulheres aqui no Amazonas. Infelizmente, começamos o ano com um saldo muito ruim. Tivemos três feminicídios confirmados e dois ainda sob investigação. Se esses dois se confirmarem, serão cinco feminicídios. Tivemos uma mulher assassinada em janeiro, cujo corpo foi encontrado na floresta da (Universidade Federal do Amazonas (Ufam); em Manaquiri, uma mulher foi morta a facadas; e, aqui em Manaus, um filho matou a própria mãe”, relatou.

Enchente em Boca do Acre

O vice-presidente da Aleam, deputado Adjuto Afonso (União Brasil), destacou a enchente no Rio Purus, que ameaça o município de Boca do Acre (a 1.458 quilômetros de Manaus).

“Todos os dias estou acompanhando a enchente no rio. O governador Wilson Lima irá tomar providências e ajudar nossos irmãos de Boca do Acre. Precisamos ir até lá para minimizar o sofrimento da população. Mas nem só de notícias ruins vive Boca do Acre: temos a boa notícia de que o relatório ambiental do Ibama é favorável à pavimentação da BR-317, que liga Boca do Acre ao estado do Acre”, afirmou.

Gás do Povo

Já o líder do PT na Aleam, deputado Sinésio Campos (PT), destacou a ação do Governo Federal com a implantação do programa Gás do Povo, que beneficiará mais de 500 mil pessoas no Amazonas e cerca de 15 milhões em todo o Brasil.

Dia Mundial de combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado anualmente em 4 de fevereiro visando aumentar a conscientização sobre o câncer e incentivar sua preservação, na descoberta e possibilitar que as pessoas tenham tratamento, foi lembrado pelo deputado Delegado Péricles (PL).

Ele falou sobre as emendas de sua autoria ao longo do seu mandato no valor de R$ 10 milhões que ajudaram na compra de equipamentos de última geração para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

 

Skip to content