NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa empossa deputados jovens da 15ª edição do programa Parlamento Jovem

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.jun.2023 14:03h
img
Foto: Alberto César Araújo

Os 24 jovens deputados, participantes da 15ª Legislatura do Programa Parlamento Jovem (PPJ) 2023, realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, tomaram posse em Sessão Solene na manhã desta quinta-feira (22), no Plenário Ruy Araújo.

O programa Parlamento Jovem foi criado pelo Congresso Nacional no ano de 2004, envolvendo as Assembleias Legislativas de todos os estados brasileiros. No âmbito estadual, o PJ foi criado pela Resolução Legislativa nº 375 de 2005, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e oportuniza que os alunos vivenciem por duas semanas os trabalhos do Parlamento Estadual.

A cerimônia de posse foi presidida pela deputada jovem Miryan de Melo Queiroz, seguindo o Regimento Interno da Casa, onde é determinado que a solenidade seja presidida pelo deputado mais velho. A jovem deputada, apadrinhada pela deputada Débora Menezes (PL), convocou os alunos Douglas Henrique Silva e Silva e Ruan Gustavo Araújo da Silva para secretariar a Mesa Provisória.

Os deputados jovens realizaram o juramento, seguido da assinatura do termo de posse. Instalada a 15ª Legislatura do Parlamento Jovem, a presidente Miryan Queiroz anunciou as duas chapas correntes à presidência. A Chapa 1 era composta por Rai Jackson dos Anjos Moraes (presidente), Andreya Richard Freitas dos Santos (vice-presidente), Sarah Cristina de Souza Oliveira (1ª secretária), Alice Correa Verçosa (2ª secretária). A Chapa 2 foi composta por Layla Adrianne Lima dos Santos (presidente), Yasná de Souza Lima (vice-presidente), Ruth Bastos Barbosa (1ª secretária) e Luciano Henrique Brandão Cabral (2º secretário). A Chapa 1 foi a vencedora, com 13 votos.

Presidente da 15ª Legislatura, o deputado jovem Rai Jackson representa a Escola Estadual José Carlos Mestrinho, do município de Itacoatiara (distante 176 km da capital). Em seu pronunciamento, o presidente reforçou seu compromisso com o diálogo entre os jovens deputados, buscando unir a atual Legislatura e produzir Projetos de Lei que beneficiem a população.

“Estarei sempre disposto a conversar, pois aqui não somos adversários e, sim, companheiros na construção de ideias e produção de projetos que possam de fato ajudar a sociedade”, afirmou o presidente eleito.

 

Deputados

Antes da solenidade de posse dos parlamentares jovens, o deputado Carlinhos Bessa (PV), 1º vice-presidente da Aleam, representando o presidente Roberto Cidade (União Brasil), que não pode estar presente por cumprir agenda externa, falou que o PPJ é a oportunidade de ensinar a verdadeira política e a necessidade de participação nesse processo político pela sociedade.

Os deputados Cabo Maciel (PL), Dr. George Lins (União Brasil), Débora Menezes (PL), Alessandra Campêlo (PSC) e Dr. Gomes (PSC) também se pronunciaram, e destacaram a importância do Parlamento Jovem, por ser uma oportunidade de jovens de escolas públicas estaduais pensarem e viverem a política, conhecendo a rotina do Poder Legislativo e também se enxergarem como seres políticos, participantes da construção da sociedade.

O compromisso do presidente Roberto Cidade com o PPJ também foi ressaltado, pois todos os esforços são disponibilizados para que os alunos participem de palestras sobre Processo Legislativo, Direito Constitucional e produção de Projetos de Lei.

 

Deputados jovens e seus respectivos padrinhos:

Caio Gabriel Máximo Ferreira – Abdala Fraxe (Avante)

Ederson de Souza Auzier – Adjuto Afonso (UB)

Gabriel Krutsch da Silva – Alessandra Campêlo (PSC)

Wagner Bruno Lopes de Lima – Cabo Maciel (PL)

Carlos Willian Araújo Costa – Carlinhos Bessa (PV)

Gabriel Henrique Pereira Dias – Comandante Dan (PSC)

Luciano Henrique Brandão Cabral – Cristiano D’Angelo (MDB)

José Igor dos Santos Pereira – Daniel Almeida (Avante)

Miryan de Melo Queiroz – Débora Menezes (PL)

José Carlos Matos Leite Neto – Delegado Péricles (PL)

Denali da Silva Pereira – Dr. George Lins (UB)

Andrey Richard Freitas dos Santos – Dr. Gomes (PSC)

Alice Correa Verçosa – Dra. Mayara (Republicanos)

Layla Adrianne Lima dos Santos – Felipe Souza (Patriota)

Maria Luiza Lopes de Oliveira– Joana Darc (UB)

André Batista Costa – João Luiz (Republicanos)

Douglas Henrique Silva e Silva – Mário César Filho (UB)

Sarah Cristina de Souza Oliveira– Mayra Dias (Avante)

Ruth Bastos Barbosa – Roberto Cidade (UB)

Rai Jackson dos Anjos Moraes– Rozenha (PMB)

Pedro Elias Canizo Torres – Sinésio Campos (PT)

Kamily Isabelle Queiroz Maia – Thiago Abrahim (UB)

Yasná de Souza da Silva– Wanderley Monteiro (Avante)

Ruan Gustavo Araújo da Silva – Wilker Barreto (Cidadania)