NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa homenageia José Augusto de Melo, diretor-presidente do Cetam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

14.mar.2022 14:29h
img
Foto: Hudson Fonseca

O diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), a Medalha Ruy Araújo em reconhecimento ao seu desempenho como educador e gestor público amazonense. A homenagem foi proposta pelo deputado Dr. Gomes (PSC), e foi realizada no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Em seu pronunciamento, Dr. Gomes falou um pouco sobre o homenageado, que é natural de Manaus, casado e pai de duas filhas. É Doutor em Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e está pela segunda vez à frente do Cetam.

“O professor José Augusto Melo trilhou caminhos de excelência e dedicação na construção de uma educação de qualidade ao povo amazonense, declarou o parlamentar, destacando ainda que a propositura foi aprovada por unanimidade pelos demais deputados, pois todos reconhecem o esforço e compromisso desse trabalhador da educação. “A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda desta Casa, outorgada a pessoas que têm relevantes serviços ao povo”, finalizou Dr. Gomes.

O diretor-presidente do Cetam ocupou a tribuna do Plenário Ruy Araújo e, no discurso de agradecimento, afirmou que a homenagem da Aleam não se aplica somente a ele, sendo extensiva a todos os profissionais da educação, pois, segundo Melo, o objetivo é sempre desenvolver o indivíduo, capacitá-lo e qualificá-lo para o mercado de trabalho.

“Quando soube da homenagem, pensei sobre minha atuação, pensei nas pessoas que conheci, os obstáculos e as tomadas de decisão que me fizeram construir essa carreira”, disse o professor José Augusto, ao revelar ainda a influência da mãe, a pedagoga Lourdete Mendes de Souza, a quem dedicou especial agradecimento.

O professor citou também o escritor franco-argelino Albert Camus, que disse que a vida é a soma de todas as escolhas, e finalizou afirmando “que nossas escolhas possam valorizar cada vez mais a educação”.

 

Trajetória

No início da vida acadêmica, o professor José Augusto atuou como professor do ensino médio, em escolas da rede estadual e professor universitário em faculdades particulares e na Ufam. Foi também diretor do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e secretário de Educação do Amazonas (Seduc-AM).