NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa outorga Medalha Ruy Araújo à Promotora de Justiça Leda Mara Albuquerque

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

10.mai.2022 14:59h
img
Foto: Hudson Fonseca

Durante Sessão Solene, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (10), a promotora de justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque recebeu a Medalha Ruy Araújo, maior Comenda do Poder Legislativo estadual, concedida a personalidades dos meios político, jurídico ou cultural pelos serviços prestados em suas respectivas áreas. A propositura é autoria da deputada Alessandra Campêlo (PSC) e assinada pelas deputadas Therezinha Ruiz (PL), Dra. Mayara (Republicanos), Joana Darc (UB) e do então deputado, Josué Neto.

Representando os autores da propositura, a deputada Alessandra Campêlo, falou da satisfação em homenagear a promotora, que já atuou em defesa das mulheres. Ela destacou que, para mulheres, é mais difícil ocupar cargos de poder, não que não sejam capazes, mas por ser mais penoso. Enfatizou ainda ser importante homenagear mulheres que chegaram ao topo da carreira, como Leda Mara.  “Apenas 18% dos cargos de chefia no Ministério Público são ocupados por mulheres e dados semelhantes a este se repetem em todo o sistema do Poder Judiciário. Esta Casa aprovou o projeto por unanimidade. É importante a Assembleia coroar mulheres de destaque como a senhora. Me identifico com o Ministério Público porque é uma instituição que dá voz àquelas que não tem voz; garante o direito daqueles que, às vezes, nem conhecem os seus direitos. É uma homenagem extensiva a todos os membros do Ministério Público. Esta Casa se sente honrada em outorgar esta medalha”, afirmou.

Em discurso, Leda Mara falou da honra em receber a comenda e estendeu a homenagem ao Ministério Público. “É uma honra para mim este reconhecimento da Casa das Leis com esta honrosa concessão e acredito que esta homenagem deve ser estendida à instituição do Ministério Público do Estado, pois não estaria se não estivesse, há 26 anos, no Ministério Público fazendo um trabalho que guarda estreita relação com a identidade institucional. O Ministério Público é uma instituição que defende os interesses coletivos da sociedade e vivo cotidianamente para esta missão. Por isso é gratificante ver este reconhecimento ao honroso trabalho que o Ministério Público desempenha”, afirmou.

Alberto Rodrigues do Nascimento Junior, Procurador Geral do Amazonas recordou a relação de trabalho e pessoal com a homenageada. “Nós fazemos parte de uma turma que tomou posse com um sentimento de revolucionar o Ministério Público. A Leda nos trouxe aquilo que realmente a mulher traz na sua essência que é o amor e a sensibilidade de melhorar o mundo”, afirmou.

O desembargador Wellington José de Araújo, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, destacou que a homenagem é merecida e parabenizou a Assembleia pela escolha da homenageada.

Participaram também da Sessão: Thiago Nobre Rosas, Sub Defensor Público Geral do Amazonas; ex deputado estadual João Pedro Gonçalves da Costa, marido da homenageada; Denise Magalhães Aufiero, vice presidente da seccional OAB- Amazonas.

 

 

Histórico

A promotora tem ampla atuação em pautas voltadas às mulheres do Amazonas. Foi delegada de polícia com atuação na Delegacia da Mulher (93195), é professora universitária da UFAM no curso de Direito, além de ser Mestre em Direito e Políticas Públicas (CEUB/ 2008).

Já foi titular da Promotoria de Justiça com atuação junto à Vara Criminal, tendo também exercido atividades no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Também atuou como Secretária-Geral do MPAM, instituição onde ocupou o cargo de Subprocuradora para Assuntos Administrativos, no ano de 2017, assumindo o cargo de Procuradora-Geral de Justiça-PGJ, no biênio 2018-2020.