NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa outorga Medalha Ruy Araújo ao diretor-presidente do IPAAM

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.nov.2022 14:53h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) outorgou a medalha Ruy Araújo, ao diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Juliano Marcos Valente de Souza, nesta terça-feira (22), após propositura do deputado Sinésio Campos (PT), em sessão presidida pelo deputado Adjuto Afonso (UB).

Em seu discurso, Juliano Valente solicitou salva de palmas aos servidores do IPAAM, por entender que a homenagem se estende a todos do órgão e agradeceu à Casa Legislativa pela homenagem concedida. Ele também salientou que o Amazonas é um estado gigantesco, que representa 20% do território brasileiro, o que dificulta a fiscalização ambiental. “Por conta disso, dentro da estrutura do IPAAM, atuamos em três frentes: licenciamento, fiscalização e a valorização dos servidores”, salientou Valente.

O deputado Sinésio Campos salientou que a homenagem a Juliano Valente é merecida e destacou sua trajetória. “A Aleam devia essa honraria ao Juliano Valente. Seu currículo faz jus ao que a Amazônia precisa”, disse.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, que representou o governador Wilson Lima na solenidade, parabenizou o homenageado e reafirmou que uma das diretrizes propostas do Governo do Estado é encontrar o equilíbrio entre conservação ambiental e redução da pobreza. “Há pouco conhecimento do mundo sobre a nossa região, que se esquece da valorosa contribuição da população à conservação ambiental. Melhorar a qualidade de vida da população é, antes de tudo, uma questão de justiça climática”, defendeu.

Estiveram presentes à homenagem:  Antônio Stroski, secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Angelus Figueira, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia; Carlos Henrique, secretário de Estado de Infraestrutura; Coronel QOPM Fabiano Bó, secretário da Casa Militar e Jorge Lima, presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA).

Juliano Valente é graduado em Engenharia Civil, Mestre em Sustentabilidade Ambiental e Perito em Gestão de Compliance e Anti-suborno. Foi Superintendente do IPHAN, Subcoordenador Ambiental do Prosamim e Perito da Procuradoria Geral do Estado.